Sensação de corpo inchado? - CTE7 | Itu - Centro de Treinamento e Esportes
Saúde

Sensação de corpo inchado?


A retenção de líquido realmente incomoda muitas de nós mulheres que sofrem com isso. De manhã está de uma forma, quando chega à noite, se sente mais pesada. Não há sensação pior que a de ganhar uns quilinhos extras do dia para a noite.

Para saber se você está retendo liquido é só observar seu comportamento. Observar se tem costume de ir ao banheiro regularmente; urina com pouca freqüência? Sente muita sede? Se constantemente sente parte do corpo inchado?

Esses são os sintomas mais comuns para quem está sofrendo com retenção de liquidos. E nem sempre esse inchaço significa excesso de gordura no corpo. A culpa disso é a retenção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado, “efeito sanfona”.

Embora seja bastante incômoda, a retenção de liquido não é considerada uma doença, pois é uma característica dos sintomas da tensão pré-menstrual, pois começa a produção de hormônio do ovário e começa a retenção transitória cíclica de líquidos. Então, não precisa se desesperar e apelas para medidas drásticas, como a ingestão de medicamento diurético, pois induz à perda forçada de água, e dá a impressão de que houve uma redução de peso, mas é temporária a diminuição do inchaço, pois na verdade ocorreu foi uma desidratação.

Embora a retenção de liquido seja um processo normal, ela finaliza logo após a liberação de progesterona e estrogênio, assim que a menstruação acontece. Mas caso persistir ao longo de um tempo, é preciso saber se esse inchaço é proveniente de doenças como insuficiência renal, cardíaca ou doenças crônicas do fígado. Deve ter um acompanhamento  médico para saber ao certo qual é a verdadeira causa desse inchaço.

Ou ainda, o que acontece na maioria dos casos, a queixa de retenção de líquidos geralmente é reflexo de um desconforto corporal ocasionado pela má alimentação, excesso de peso, sedentarismo e má circulação sanguínea.

Quando é essa a causa da retenção de líquidos, não há com o que se preocupar. No entanto, a retenção de líquidos se torna um problema a partir do momento em que os causadores do inchaço são outros fatores.

A endocrinologista Dra. Márcia Fabiana Seki explica que “os quadros verdadeiros de edema devem ser investigados porque podem se tratar de algum problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular”.

A insuficiência renal pode ocasionar edema por uma deficiência dos rins em eliminar água, enquanto a insuficiência cardíaca, por dificuldade do órgão no bombeamento sanguíneo adequado e pela hipertensão, todos comumente associados à insuficiência renal. “Além disso, problemas de funcionamento da tireóide, insuficiências venosas e linfáticas também podem provocar inchaços, edemas”.

As principais causas da retenção de líquidos normalmente são as deficiências na circulação, tanto do sangue quanto do plasma (líquido que transporta gordura e toxina nos vasos sanguíneos).

Geralmente, devido ao seu biótipo, quem sofre em demasia com esse problema são as mulheres, pois nelas a gordura está especialmente localizada nos glúteos e nas coxas, o que ajuda a reter ainda mais líquido no período pré-menstrual.

Dietas com excesso de sal, pobres em proteínas e água podem piorar os sintomas. Por isso, se faz necessário uma dieta balanceada para a melhora da retenção de líquidos.

Outro método muito interessante para auxiliar na redução da retenção de líquidos é a drenagem linfática que, se realizada de forma adequada, auxilia também no sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumulados.

Fonte: Revista Viver Nutrilite

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento