Como incentivar as crianças a deixar as telas de lado - CTE7
Como incentivar as crianças a deixar as telas de lado
Qualidade de vida

Como incentivar as crianças a deixar as telas de lado

O estilo da vida das crianças pode ser preocupante. Afinal, como fazê-las deixar as telas de lado por algum tempo? Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Global Pediatric Health, 83% dos pais se preocupa com o tempo que seus filhos passam diante da TV, celular ou tablet.

A mesma pesquisa, que foi realizada nos Estados Unidos, também indicava que 33% dos pequenos passavam seis horas ou mais na frente de uma tela todos os dias. Agora, com aulas a distância e um estilo de vida diferente, esse tempo pode ser ainda maior. Segundo a Organização Mundial da Saúde, pausas de 3 a 5 minutos no período de estudo com caminhadas e alongamentos podem aliviar tensões musculares e estresse mental, além de melhorar a circulação sanguínea. No entanto, pessoas de 5 a 17 anos devem passar no mínimo 60 minutos por dia fazendo atividade física de moderada a intensa.

Um incentivo a mais

Uma forma de incentivar as crianças, especialmente quando elas não estão mais andando pela escola ou treinando seu esporte favorito, é criando uma tabela de pontos que poderão ser usados para “comprar” o tempo diante do vídeo game ou do computador, por exemplo.

Essa atitude também deve ser aliada com o repensar a respeito de como passar os dias dentro de casa. Geralmente, a tendência dos adultos e crianças é ficar sentado em cadeiras e sofás diante de um tablet, uma TV ou um celular. Nossa diversão costuma ser exclusivamente passiva (assistindo algo, interagindo com os amigos que estão longe, ou no máximo jogando videogame). Segundo o professor da Nottingham Trent University, Hyunjae Daniel Shin, os adultos devem desenvolver novos estilos de vida para que possam servir de exemplo às crianças.

Que tal criar brincadeiras ou jogos dentro de casa? Ou quem sabe desafios a serem feitos no quintal? A criatividade é fundamental para ajudar a manter a saúde das crianças e a prática de atividades físicas. O importante é atentar-se para o fato de que o tempo excessivo na frente das telas precisa ser enfrentado, especialmente em períodos em que essas telas são também fonte das aulas da escola.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento