Os 15 melhores alimentos para seu corpo
O segredo para desfrutar o melhor da alimentação é focar nos alimentos funcionais – naquilo que você deve comer, e não apenas naqueles que você não deve comer, como batata frita, refrigerante, doces…
Alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças, cuidando da saúde e da beleza do corpo.
Seja para a saúde, para emagrecer ou ganhar definição muscular, há alimentos que são indispensáveis em qualquer dieta saudável e proporcionam inúmeros benefícios a curto, médio e longo prazo. E focando nos alimentos que promovem saúde e bem estar, aos poucos aquilo que prejudica seu organismo e sua silhueta deixará de fazer parte da sua rotina, como os refrigerantes, excesso de frituras e doces.
Por esses motivos, certifique-se que a sua cozinha esteja repleta dos alimentos abaixo, o que não é esforço algum consumí-los, pois são extremamente saudáveis e muito saborosos:
ABACAXI
Essa fruta tropical é rica em vitaminas C, betacaroteno, complexo B, inúmeros minerais, fibras e Bromelina – uma enzima que facilita a digestão. Além disso, é excelente para quem quer emagrecer, auxilia no controle dos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia, pressão arterial, previne câncer de estômago e intestino, melhora o ganho de massa muscular, previne anemias, reduz a retenção de líquidos e melhora a pele.
Quantidade recomendada: 2 fatias de abacaxi ou 2 copo de suco sem adoçar, de preferência após as principais refeições e ainda associada à hortelã.
ALHO
Muito comum entre os temperos, contém inúmeras substâncias que reduzem inflamações, ajudam nos problemas respiratórios, controla a pressão arterial e protege o coração ao reduzir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom. Além disso, previne o envelhecimento precoce e o câncer por ser rico em antioxidantes.
Quantidade recomendada: um dente por dia, podendo ser cru ou entre os ingredientes das receitas diárias.
AÇAÍ
Em suco, em pó ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. É um alimento extremamente energético e calórico, portanto, cautela no consumo, mesmo que seus benefícios sejam enormes.
AVEIA
A aveia faz parte da nutrição perfeita. O alimento eleito de qualquer fisioculturista e desportista, auxilia tanto no ganho de massa muscular como na perda de gordura. É mais rico em proteínas do que qualquer outro cereal. É também uma excelente fonte de fibra, minerais e vitaminas indispensáveis.
Quantidade recomendada: Misture 70g de aveia com um iogurte magro de pedaços. Pode adicionar um pouco de fruta fresca cortada.
BRÓCOLIS
O brócolis é rico em fibras, folato, cálcio, potássio e fitonutrientes. Os fitonutrientes são compostos que reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e alguns cânceres. Brócolis também contém beta-caroteno, um poderoso antioxidante capaz de barrar a ação dos temidos radicais livres, que estão por trás de males tão diferentes como a diminuição da memória, provocada pelo envelhecimento, e o câncer.
E não pára por aí, o brócolis possui, em 100 gramas, mais da metade da recomendação diária de ingestão de vitamina C, nutriente que também reforça as defesas do organismo. Também são ricos em ácido fólico, que ajuda na boa formação do feto. As folhas e talos dos brócolis são muito mais nutritivos do que as flores.
CHOCOLATE AMARGO
Rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo. Além disso, libera a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar. Mas lembre-se, quanto mais amargo, mais cacau, melhor!30 gramas por dia é o suficiente.
CANELA
Ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal. A canela também acelera o metabolismo, auxiliando na redução de peso, controla a vontade de doces, estimulando a produção de hormônios do bem estar.
CHÁ VERDE
Essa erva proveniente da Cammelia sinesis, é rica em potássio, manganês, ácido fólico, em vitaminas C, K, B1 e B2 e ainda rica contém flavonóides, antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e inúmeras doenças. O chá verde ainda ajuda a reduzir o colesterol LDL (ruim), previne câncer, auxilia no controle da pressão arterial, melhora o sistema imunológico e ainda acelera o metabolismo favorecendo assim, o emagrecimento.
Quantidade recomendada: Se for sob a forma de chá, consumir 3 xícaras ao dia, sem adoçar. Mas atenção, não consumí-lo muito quente para não prejudicar o estômago. Se quiser, pode misturar o chá com suco de abacaxi, sempre sem açúcar.
FRUTAS OLEAGINOSAS
São as castanhas, as nozes e as amêndoas. Todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Ômega 3 e Ômega 9. Ajudam a manter a saciedade por bastante tempo, reduzem a gordura abdominal e ajudam na memória e bom funcionamento do coração.
GOIABA
Rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.
LINHAÇA
Grão extremamente rico em carboidratos bons, proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados. Dentre os principais benefícios, ajuda no funcionamento do intestino, combate a acne, previne tumores, auxilia em dietas de emagrecimento, minimiza os efeitos da TPM, melhora colesterol e triglicérides, além de ser uma ótima aliada da memória e do coração.
Quantidade recomendada: 2 colheres de sopa ao dia, sempre triturada e nunca misturada ao leite e derivados.
PEIXES
Apesar de o Brasil ser um país com uma grande quantidade de peixes pelo extenso litoral, a população não tem o hábito de consumí-los freqüentemente. Os peixes em geral, são ricos em ômega 3, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, ajudam a controlar a pressão arterial, podem ter efeito positivo no tratamento da depressão e melhoram a memória. Os peixes mais ricos nessa gordura boa são a sardinha, o atum e o salmão. Quantidade recomendada: Sempre assado, grelhado ou cozida (nunca frito) na quantidade mínima de 200 gramas por semana, divididos em 3 dias.
QUINOA
Esse grão é considerado pela ONU (Organizaçao das Nações Unidas) como alimento completo, perfeito. Isso porque é rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e nutracêuticos. Com isso, seu consumo garante melhorar a saúde como um todo e não há contraindicação ao seu consumo. Pesquisas mostram que ela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, derrame, prisão de ventre, fadiga, cansaço, preguiça e depressão.
Ainda ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico. Além disso, é fácil de cozinhar, pois pode ser feita da mesma forma que o arroz, ou podemos encontrá-la sob a forma de flocos ou pó.
Quantidade recomendada: Para obter seus benefícios, basta comer 3 xícaras por semana do grão cozido ou em flocos.
SOJA
Esse grão é rico em flavonóides (isoflavona), vitaminas e minerais, e por isso ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer de mama e cólon, e a amenizar os incômodos da menopausa, como irritabilidade, insônia e ondas de calores. Outro benefício desse grão é para quem busca aumento de massa muscular e redução de gordura corporal.
Quantidade recomendada: O ideal é consumir 150 gramas oi 1 xícara de chá de grão de soja por dia, de preferência cozido a vapor.
UVA VERMELHA
A uva vermelha, presente no vinho tinto seco ou no suco integral, contém inúmeros nutrientes, mas podemos destavar o resveratrol, antioxidante que ajuda a aumentar o colesterol HDL (bom), reduz o colesterol LDL (ruim) e evita o acúmulo de gordura nas artérias (arterioesclerose), prevenindo doenças do coração e aumento da pressão arterial.Quantidade recomendada: Se for sob a forma de suco integral, beber 2 copos, sendo 1/3 de água e o restante de suco. Se for o vinho tinto seco, beber 1 taça de 100mL por dia, mas sempre sob orientação de um profissional.
É muito importante ressaltar que, NÃO EXISTE alimento ruim, e sim alimentos com diferentes valores nutricionais e níveis de nutrientes. Portanto, faça uma alimentação equilibrada, variada e, sempre que possível, ingerir os alimentos citados nessa matéria.
Fonte: Portal em Forma