Como o açúcar atrapalha seus exercícios - CTE7 | Itu - Centro de Treinamento e Esportes
Como o açúcar atrapalha seus exercícios
Nutrição

Como o açúcar atrapalha seus exercícios

Se você é do tipo que treina muito apenas para exagerar nos doces, esta pesquisa pode ser um banho de água fria! Sim: o açúcar atrapalha os exercícios. Publicado no The New York Times, um estudo sobre a relação entre açúcar e exercícios indicou que pessoas que consomem muito açúcar e alimentos processados tende a reduzir os benefícios da atividade física.

A primeira coisa a se entender é que o índice elevado de açúcar no sangue causa diversos males à saúde, como já sabemos muito bem: aumento do risco de doenças do coração e maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 estão entre os problemas. Acontece que a pesquisa do Joslin Diabetes Center, de Boston, publicada na revista Nature, descobriu que quando ingerimos altos índices de açúcar ao longo de muito tempo, o exercício físico tem menos impacto na saúde.

O estudo foi feito inicialmente com ratos de laboratório, e identificou que aqueles que ingeriram muito açúcar emagreceram menos em comparação com ratos que tinham o mesmo nível de açúcar no sangue, mas não porque ingeriram o nutriente, e sim porque tinham menos insulina no corpo. Isso ocorreu mesmo com o mesmo nível de resistência ao exercício.

Indo além na pesquisa, os cientistas identificaram que os músculos dos animais saudáveis estavam repletos de novas fibras e artérias capazes de bombardeá-los com oxigênio. Enquanto isso, aqueles que consomem muito açúcar tinham essas veias com excesso de colágeno “atrapalhando” a chegada do sangue com oxigênio. Os testes com humanos indicaram resultados parecidos, e mostraram que pessoas com alto consumo de açúcar tiveram a resistência reduzida para períodos mais longos de atividade física.

A conclusão vai muito além daquela que diz que o açúcar atrapalha os exercícios. De acordo com a professora Sarah J. Lessard, que comandou a pesquisa, a preocupação com o consumo de açúcar refinado deve vir em conjunto com o investimento em atividades físicas. Ou seja, não adianta “só fazer dieta” ou “só treinar”: o ideal é que as duas coisas caminhem juntas.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento