Exercício aumenta memória de pessoas mais velhas, diz estudo
Os exercícios físicos são ótimos para a memória! Isso já sabemos. Mas se antes pensávamos que os resultados eram apenas em longo prazo, agora há pesquisas que mostram resultados também em curto prazo, até mesmo em idosos e após um único exercício.
Uma pesquisa da Universidade de Maryland, publicada no Journal of the International Neuropsychological Society, mostra que uma única sessão de exercícios físicos já aumenta a ativação do hipocampo, área do cérebro que diminui com a idade e que costuma ser a primeira atingida pelo Alzheimer.
O autor do estudo, Dr. J. Carson Smith, explica que já era sabido que exercícios regulares aumentavam o volume do hipocampo, mas agora há provas de que exercícios intensivos têm a habilidade de impactar na região do cérebro. A pesquisa mediu a atividade cerebral de pessoas entre 55 e 85 anos, usando um tipo de ressonância magnética. Os participantes tiveram que realizar tarefas de memória que ativam uma rede neural relacionada à memória semântica. Esta rede é conhecida por deteriorar com o tempo e gerar perda de memória nos idosos.
O teste foi realizado 30 minutos após uma sessão de exercícios moderados em dias alternados. A ativação do hipocampo, segundo a pesquisa, é significativamente maior após os exercícios, em comparação com os dias em descanso. A pesquisa também indica que os exercícios físicos realizados com frequência fortalecem ainda mais o hipocampo, ao exigir adaptações da rede neural e assim impedir sua deterioração.