Pesquisa alerta: dormir tarde faz mal à saúde!
Quem nunca foi dormir tarde da noite após assistir a alguns episódios da série favorita, acompanhar o fim do reality show, ou simplesmente por ficar até tarde de papo com os amigos? Acontece que, de todos os hábitos saudáveis que nossos avós tinham e nós perdemos, dormir cedo é um dos que deveriam voltar agora mesmo para a nossa vida!
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, pessoas que dormem menos e são consideradas “noturnas” possuem uma tendência 10% maior de ter uma morte precoce. A pesquisa, que analisou dados de saúde de 500 mil pessoas em um período de 4 anos, mostrou que pessoas com hábitos noturnos desenvolvem doenças como diabetes e transtornos neurológicos com mais facilidade.
Os motivos para que os notívagos desenvolvam mais doenças podem estar atrelados ao stress, à falta de exercícios e até mesmo ao uso de álcool e drogas, que costumam ser hábitos mais comuns nas pessoas que ficam acordadas durante a noite. Ainda que a pesquisa não seja conclusiva acerca daquilo que realmente promove a piora na saúde, a pesquisadora Kristen Knuston alerta que cada pessoa pode ter um diferente relógio biológico, e que o ideal seria que os horários de trabalho fossem mais flexíveis, em vez de serem tão voltados para hábitos absolutamente diurnos. Assim, pessoas que não conseguem dormir cedo por questões genéticas, por exemplo, deveriam ter o direito de trabalhar e estudar em horários flexíveis.
Como evitar dormir tarde:
Enquanto a maioria dos trabalhos segue um padrão unicamente diurno, o ideal é desligar-se de aparelhos eletrônicos nos momentos antes de deitar-se, e buscar mais exposição ao sol pela manhã. Não acumular tarefas do dia a dia para o período noturno pode ser uma atitude difícil, porém muito útil. Que tal ler um livro tranquilamente à meia-luz antes de dormir?
Desta forma, o importante é manter o hábito de dormir de 6h a 8h todas as noites para garantir melhor qualidade de vida.