5 maneiras de fugir do estresse diário agora e sempre - CTE7
5 maneiras de fugir do estresse diário agora e sempre
Qualidade de vida

5 maneiras de fugir do estresse diário agora e sempre

Em período de quarentena, é normal que muita gente sinta mais estresse diário. Um estilo de vida diferente, incertezas sobre a vida, crianças o dia todo em casa e notícias ruins podem ser capazes de deixar qualquer pessoa com a cabeça cheia.

Quando sentimos esse estresse diário, nosso corpo produz mais do hormônio cortisol, que provoca algumas mudanças no corpo caso seja produzido em longo prazo: o aumento da pressão arterial e possíveis problemas cardíacos, aumento da gordura abdominal devido à alteração causada na produção de insulina, e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Então, como é possível reduzir o estresse diário?

Confira algumas maneiras:

1- Respire fundo e coloque os sentimentos “pra fora”.

A primeira forma de reduzir o estresse diário é conversando com calma. Se alguém na sua casa ou no seu trabalho causa esse sentimento negativo, procure conversar calmamente e chegar a um acordo que faça sentido para ambas as partes. Nunca faça isso no calor do momento, mas conversa nunca é demais. Outra forma de “colocar para fora” os sentimentos é conversando com os amigos e familiares com quem se tem o hábito de conversar. Conte o que te deixa com os nervos à flor da pele: só de falar sobre isso algumas tensões já podem ser liberadas. Em último caso, se o nível de estresse não melhorar, cogite a possibilidade de contar tudo isso a um psicólogo, que certamente vai poder ajudar!

2- Medite.

A meditação ainda é vista como um bicho de sete cabeças por muita gente. Mas a verdade é que você não precisa flutuar ou passar horas em posição de lótus como uma dessas imagens famosas relacionadas à prática da medicação. Para combater o estresse diário, procure fazer exercícios de respiração profunda, fechar os olhos em um ambiente tranquilo, e talvez ouvindo alguma música relaxante. Só de fazer isso diariamente já terá o poder de ajudar a reduzir a carga de cansaço.

3- Faça o óbvio: exercício físico!

mulher sentada em uma academia segurando uma garrafa de água, em que não é possível ver o rosto dela

É claro que a prática de atividade física é fundamental para reduzir o estresse. Quando você está suando a camisa e exigindo dos seus músculos, o seu corpo produz justamente os hormônios que combatem o cortisol. Além disso, o relaxamento após o treino é importante, e ele ainda contribui para que o sono seja mais profundo e revigorante durante a noite.

4- Aprenda a delegar e não tente ser um super-herói.

Um dos motivos que levam muita gente ao stress é tentar fazer mais do que é possível. Não é possível fazer atividades profissionais e domésticas ao mesmo tempo em que cuida dos filhos, faz atividade física, curso à noite e voluntariado aos fins de semana. Você também precisa de um tempo para cuidar de si e para relaxar e se divertir. Portanto, defina as tarefas que ficarão para outras pessoas, tente não cobrar perfeição em tudo o que faz e pare de querer dar conta de tudo: isso pode te deixar doente, e é aí que você não conseguirá fazer nada!

5- Tenha hobbies e pratique-os.

O que você faz que te dá prazer? Montar quebra-cabeças, ler livros, dançar, ver filmes, cuidar de plantas, fazer palavras-cruzadas… as possibilidades são infinitas! O segredo para combater o estresse diário é dedicar uma parte do seu dia a algo que te faz bem. Não se trata apenas de se divertir após ter cumprido os deveres, mas de uma atividade que deve fazer parte da sua rotina!

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento