Treino
Testosterona em Alta
O auge da produção de testosterona na vida de um homem está entre os 20 e 24 anos. Aos 30, começa a ocorrer uma diminuição natural do nível da substância no corpo. Mas isso não é preocupante.
Abaixo, Tércio Rocha, endocrinologista do Rio de Janeiro indica hábitos saudáveis que você deve ter em qualquer idade para garantir o índice normal da substância no corpo.
1- CONSUMA GORDURA BOA – Não deixe faltar no seu prato alimentos ricos em gorduras insaturadas e polinsaturadas, como ovos, peixes, castanhas, azeites, amêndoas, abacate e amendoim. Esses nutrientes são matéria-prima fundamental para seu corpo produzir hormônios.
2- DURMA BEM – Seu cérebro precisa de descanso para coordenar bem todas as funções do organismo, entre elas a produção de hormônios. Se você dorme menos de 6 horas por dia e/ou não repousa tempo suficiente para isso, seu corpo acaba produzindo uma carga extra de cortisol, hormônio que dificulta a ação da testosterona.
3- TENHA UMA DIETA RICA EM VITAMINAS – Elas são essenciais para a síntese de hormônios no organismo. No caso da testosterona, as mais importantes são as vitaminas A, D e E. Manter uma dieta saudável com frutas e vegetais vai ajudar você a suprir a necessidade desses nutrientes.
4- NÃO ABUSE DA BIRITA, DO CIGARRO E DE OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUIMICAS –Você sabe que tomar uma cerveja com os amigos não faz mal a ninguem, certo? Só não exagere: “todo desequilíbrio no organismo provocado pelo excesso de alguma substância quimica atrapalha vários processos naturais, entre eles a síntese de hormônios”, explica Tercio Rocha.
5- FIQUE DE OLHO NA BALANÇA – Um estudo publicado no periódico norte-americanoJournal of Clinical Endocrinology and Metabolism revelou que o ganho de peso pode inibir a produção de hormônios como a testosterona.Portanto, pegue firme no treino. Além de ficar como o shape sarado, você vai garantir o nível saudavel da substância no corpo.
Fonte: Men´s Health Brasil