Sorvete proibido na sua dieta? Nem tanto. - CTE7 | Itu - Centro de Treinamento e Esportes
Nutrição

Sorvete proibido na sua dieta? Nem tanto.

No clima animado da praia, na cidade quente…É praticamente impossível encarar o verão sem tomar pelo menos uma vez um sorvete bem saboroso e  refrescante.  Mesmo que sejam calóricos, eles podem sim fazer parte da sua alimentação, desde que combinados a um estilo de vida saudável, assim como com qualquer outro alimento.

Comer de vez em quando uma sobremesa gostosa não vai fazer você ganhar peso. O controle e equilíbrio nas escolhas diárias, naquele seu dia-a-dia, a famosa rotina, é que vão influenciar na sua saúde e boa forma.

É só lembrar sempre da “lei da compensação”: sorvete hoje a tarde? almoço e jantar mais leve. Isso não quer dizer ficar sem comer, muito pelo contrário, mas no seu prato deve conter mais verduras, legumes, proteínas magras e menos carboidratos simples, massas, frituras e muito menos ainda outro repeteco de sobremesa.

E para que você fique só na vontade e conheça melhor o mundo dos sorvetes, selecionamos alguns mitos e verdades sobre essa delícia irresistível.

– Não se pode tomar sorvete quando se está fazendo dieta.
MITO – sorvetes de frutas são permitidos em pequenas quantidades, e existem sorvetes que têm baixa caloria e se encaixam em uma dieta para a redução de peso, é só moderar o consumo e o que se come junto com ele como bombons, coberturas, chocolates, chantillys, etc.

– Ele é contraindicado quando se está resfriado ou gripado, ou quando se tem dor de garganta.
VERDADE – todo alimento gelado provoca vasoconstrição dos vasos da faringe e da laringe, e pode ser irritativo. Como reduz temporariamente o fluxo de sangue na região, pode aumentar a proliferação de bactérias anaeróbias.

– É melhor evitá-lo no inverno.
MITO – os países que mais consomem sorvete são países de clima frio na maior parte do ano, principalmente os europeus. Médicos afirmam que não há nenhum estudo que mostre que o sorvete pode ser prejudicial nessa estação do ano.

– É proibido para diabéticos.
MITO – os diabéticos podem consumir os sorvetes dietéticos (sem açúcar), com moderação.

– Os de soja são mais saudáveis. 
VERDADE – além dos benefícios característicos do sorvete, ainda contêm proteína de soja, que ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim (LDL).

– Os de iogurte têm menos calorias.
VERDADE – Os iogurtes do tipo frozen possuem menos calorias que os sorvetes tradicionais, porque sua formulação tem baixos teores de gordura e açúcares e também por serem feitos de iogurte e não de leite ou creme de leite.

– Os industriais têm pouca qualidade.
MITO – as indústrias têm substituído ingredientes artificiais por corantes e aromatizantes naturais, pois estão conscientes de que os consumidores estão cada vez mais optando poralimentos saudáveis.

 – Não pode substituir uma refeição.
MITO – não há problema, desde que as outras sejam feitas normalmente. Isso porque o alimento é rico em proteínas, açúcares, gordura vegetal ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Mas os especialistas advertem que o ideal é consumí-lo como sobremesa e com moderação.

 – Crianças devem tomar só sorvetes caseiros.
MITO – há sorvetes industriais tão saudáveis quanto os caseiros. Por isso, prefira os sabores de fruta, que são mais saudáveis, e compare rótulos para escolher os menos gordurosos e calóricos.

 – Um sundae pode ter mais calorias e gorduras do que uma refeição.
VERDADE – um sundae completo pode chegar a mais de 500 kcal, o que é mais que um prato de salada com carne magra e arroz integral.

– Quando o sorvete é light, ele pode ser tomado à vontade.
MITO – os sorvetes light somente são reduzidos em até 25% do teor de gordura ou açúcar. Não é porque o alimento é classificado de light que pode ser consumido à vontade.

– Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa.
VERDADE – normalmente os picolés à base de frutas são menos calóricos que os sorvetes cremosos, que são fabricados com leite e creme de leite.

– Em alguns pós-operatórios, o consumo de sorvete é indicado.
VERDADE – em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas etc., o consumo de produtos gelados e líquidos é recomendado. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é analgésico e promove sensação de bem estar.

AS 6 VALIOSAS DICAS:

Se você quer manter ou perder peso, mas não resiste ao convite dos amigos para ir na sorveteria, aqui vão 5 dicas preciosas:

  1. Para encarar o buffet majestoso sem ficar com a consciência pesada, procure pegar um pote menor ou até mesmo uma casquinha, não vá com tudo na maior embalagem;
  2. Nosso “olho é sempre maior que a barriga” e sim, seu corpo e sua mente não precisam de uma bola de cada sabor para ficar satisfeito, escolha no máximo 3 sabores, uma bola de cada;
  3. Opte sempre pelos sabores que você gosta sim e lhe deixa satisfeito, pois ficar somente nos sabores “Light” ou “Diet” pode fazer você repetir a dose e voltar o buffet novamente dobrando assim a ingestão calórica;
  4. Procure colocar frutas como morango, uva e banana e castanhas ou amêndoas ao invés de chantilly, coberturas, balas e confeites. O sorvete por si só já é extremamente saboroso;
  5. Comeu sorvete em casa, na sorveteria, na rua? Sem problemas. Compense hoje e amanhã com alimentos saudáveis;
  6. Lembre-se: homens sarados e mulheres lindas de capa de revista mantém a excelente forma física adotando um estilo de vida saudável praticado todos os dias, e isso é que reflete no seu corpo. Eles jamais deixam de comer quando estão com vontade, mas sua rotina é baseada em dieta saudável atividades físicas para que, em certas ocasiões, possam desfrutar das excessões.

A top Alessandra Ambrosio

Por isso, não fique sem comer ou negue um convite. Vá com a consiência tranquila de que não é um sorvetinho de vez em quando que vai fazer você engordar, mas sim a sobremesa hoje, o refrigerante amanhã, a coxinha depois de amanhã e a lasanha no final de semana, ou seja, uma boa dose diária de gordura, açúcar e sedentarismo, ok?

Fonte: Portal em Forma

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento