Soja: A grande aliada da saúde e beleza
A soja é um grão da família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Sob o aspecto nutricional, a soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico – contendo os 10 aminoácidos essenciais em teor adequado, exceto a metionina).
É eliminadora de radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 – ácido linoléico – e ômega 3 – ácido linolênico) e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros.
Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B. Além disso, possui fibras, que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.
Para quem pratica atividades físicas a proteína da soja fornece os aminoácidos essenciais para obtenção de excelentes resultados. Além disso, a proteína de soja acelera a recuperação dos músculos após os exercícios.
SOJA: A FONTE DA JUVENTUDE
Ela também é uma ótima aliada para suavizar os sinais deixados pelo tempo em sua pele. Isso porque os produtos preparados com o grão possuem compostos bioativos que são antioxidantes e auxiliam na prevenção do envelhecimento.
Muitos estudos atuais comprovam que o consumo de produtos à base de soja promovem benefícios, como:
- Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33% e aumenta o HDL (colesterol bom).
- Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama, cólon e próstata.
- Menopausa: a soja atenua os suores noturnos e as ondas de calor.
- Osteoporose: o fitoestrogênio ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.
- Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.
- Arteriosclerose: a isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.
DERIVADOS DA SOJA
A soja, além do próprio grão, pode ser consumida de várias maneiras, como extrato de soja, óleo de soja, tofu, missô, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.
Conheça as características de cada derivado da soja:
Extrato de Soja (ou leite de soja): utilizado como substituto do leite de vaca para pessoas que necessitam diminuir o consumo de colesterol, gordura saturada, calorias e/ou são alérgicas a lactose (açúcar presente em leite e seus derivados) e proteínas do leite de vaca.
Preparo: O pó deve ser diluído em água, de acordo com a indicação do fabricante. Além de ser substituto do leite na xícara, pode ser utilizado em receitas de molhos, cremes, bolos, tortas, e etc, para substituir a função do leite nas receitas. Há também os leites de soja prontos de diversas marcas, mas preste atenção sempre nas informações da embalagem.
Farinha de Soja Torrada (kinako): obtida a partir da tostagem e moagem do grão, o kinako, acompanhado de todos os benefícios do grão, é mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde humana e contribuí para a diversificação daalimentação diária com elevado teor de proteínas, isoflavonas, isenta de amido e glúten, cerca de 18% de fibras. Ainda possui gorduras mono e poliinsaturadas, vitamina E e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e zinco.
Indicações de uso: farofas, pães, bolos, massas em geral. Pode ser inserida em receitas junto a farinha branca e/ou integral.
Isoflavona: Evidências científicas vêm demonstrando que as isoflavonas podem trazer benefícios no controle de doenças como câncer, diabetes, osteoporose, doenças cardiovasculares, no tratamento da doença de Alzheimer, nos sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.
Proteína de Soja: A Proteína de Soja é um alimento proveniente da soja, conhecida também como PVT (Proteína Vegetal Texturizada) ou PTS (Proteína Texturizada de Soja). Ela pode substituir qualquer preparação com carne. A Proteína de Soja Clara possui uma apresentação final semelhante a cor de carnes brancas e proteína de soja escura tem como resultado final semelhança a carne vermelha.
Quando se fala de proteína vegetal, a soja possui excelentes números. Além de conter vitaminas (A, B, C, D e E), fibras e sais minerais, ela é uma rica fonte de Ferro, Cobre, Cálcio, Magnésio, Zinco, Manganês, Fósforo, Potássio, Enxofre + ácido fólico e ligeiros vestígios de carboidratos, tornando-a recomendável aos diabéticos.
Preparo: Seu preparo consiste em hidratar os “flocos” secos da proteína, escorrer bem a água e utilizá-los na receita conforme a necessidade. A proteína de soja mais granulada (pedaços menores) é mais indicada para preparos que iriem carne moída, recheios de tortas, farofas, etc. Já a proteína de soja grande (como iscas) é mais indicada para o preparo de pratos que utilizariam carne em pedaços.
Soja em Grãos: A Soja é uma leguminosa que contém quantidade significativa de proteínas vegetais, essenciais numa alimentação saudável e balanceada.
Preparo: Nunca coloque a Soja em Grãos para cozinhar direto em água fria, dessa forma seu sabor amargo é acentuado. Cozinhe-a em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Ao final, experimente para verificar se está macia o suficiente. Caso deseje utilizá-la em saladas ou outras receitas, escorra toda a água ao final do cozimento.
Lecitina de Soja: substância gordurosa retirada do grão de soja, rica em W3, colina e fósforo. Apresenta-se em versões diferentes: Em cápsulas, onde deve ser respeitada a recomendação diária no rótulo do produto, na versão líquida: confere melhor mistura aos ingredientes (farinha de trigo, açúcar, gordura, levedura, etc.) garantindo uniformidade e elasticidade à massa, facilitando seu processamento: melhora o resultado final de suas receitas, aumenta a vida útil do produto e na versão granulada.
Cada colher de sopa da lecitina de soja emulsão substitui 1 ovo de sua receita ou, deve-se utilizar de 1 a 2% de lecitina sobre o peso da farinha utilizada na receita.
Onde usar: pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies, sorvetes, etc. Versão granulada: utilizada como um rico suplemento de w3, colina e fósforo. Indicações de uso: pode ser consumida na sua forma pura ou, adicionada a sucos de frutas, vitaminas, leite, iogurte, cereais matinais, arroz e feijão, etc. Para garantir seus benefícios, consuma de 3 a 4 colheres de chá por dia!
Quejo Tofu: Conhecido no Brasil como queijo de soja, é um alimento de origem chinesa, feita a partir da fermentação do leite de soja, semelhante ao processo de fabricação de queijos. Apesar do processo ser muito parecido, esse alimento não tem origem animal, então apresenta uma vantagem adicional, não possui gordura saturada. “A gordura não saturada, presente no Tofu, não tem colesterol e ajuda no bom funcionamento do nosso corpo, servindo como veículo para o transporte de vitaminas.”, explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.
Hoje existem inúmeros indústrias fabricantes de produtos derivados da soja. Dos alimentos funcionais aos biscoitos, chocolates e sucos. Aproveite todos os benefícios da soja através de alimentos ricos em nutrientes e também saborosos. E você os encontra em Supermercados, Padarias e Lojas de Produtos Naturais.
Consumo recomendado: 25 gramas de proteína de soja, que correspondem a 3 colheres de sopa de grão cozido, ou 1 xicara de chá de PTS ou ½ xícara de tofu.
Importante: o consumo de soja ou outros alimentos funcionais não garantem uma vida saudável se não forem incluídos no nosso dia-a-dia hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular.
Fontes: Grings, Terra, Embrapa, Giuliana Esteves em Dicas de Nutrição, Nutrição em Pauta.
Redação: Portal em Forma