Só isso? 10 minutos de exercícios por dia protegem o coração
Pequenas mudanças na alimentação e na rotina sedentária podem fazer grande diferença na saúde
Engana-se quem pensa que é preciso atividade física intensa para proteger a saúde. De acordo com a campanha da Fundação Britânica do Coração, apenas 10 minutos de exercícios por dia já podem reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC. Fazer pequenas mudanças graduais na alimentação e na rotina sedentária é a chave para ser saudável. Os dados são do jornal Daily Mail.
As famílias também estão comprando menos hortaliças por pessoa, com um declínio de 6% entre 2005 e 2012. Agora, consomem mais do que os níveis aceitáveis de gordura saturada e sal.
A pesquisa mostrou ainda que 41% das pessoas estão preocupadas com o efeito que seus maus hábitos têm sobre a saúde. Fora isso, 23% disseram que seus compromissos familiares ou de trabalho atrapalham na busca por uma vida saudável. Um em cada cinco afirmou que perder a motivação é a maior barreira. Enquanto isso, um quinto revelou que, muitas vezes, fixa metas para melhorar o estilo de vida mas geralmente falha, quando apenas 9% dizem ter sucesso.
Entre as constatações estão que 26% dos entrevistados acham que seriam mais bem-sucedidos na tentativa de melhorar a saúde se tivessem mais dinheiro. Um quinto acredita que seria mais saudável se pudesse compartilhar mais atividades com um grupo ou o parceiro.
Pequenas quantidades de exercício não devem ser encaradas como “sem sentido”, disse o médico Mike Loosemore, consultor em medicina do exercício do Instituto do Esporte, Exercício e Saúde. “Vai melhorar a sua saúde, que vai reduzir o seu risco de doença cardíaca, diabetes, que vai diminuir o colesterol e o risco de câncer, tornando-o mais magro”, finalizou.
Fonte: Terra