Por que e como treinar bíceps e tríceps
Treinar bíceps e tríceps é algo tão básico na musculação, que muitas vezes esquecemos de falar sobre isso. E como muitos se preocupam em ter braços definidos, especialmente por questões estéticas, quem não se preocupa com isso acaba deixando-os de lado.
No entanto, treinar bíceps e tríceps vai muito além da beleza física e do desejo de deixar os braços torneados. Muitas mulheres, que em geral dão foco em exercícios para pernas, glúteos e abdômen, acabam errando ao deixar os braços de lado.
Motivos para treinar bíceps e tríceps
Um dos principais motivos para malhar o braço não tem relação com a estética. Primeiramente, ter os braços com musculatura desenvolvida e definida é fundamental para lutar contra o acúmulo de gordura no corpo todo, já que os músculos precisam estar resistentes para reduzir a gordura – que nos braços causa a famosa flacidez visível na hora de “dar tchau”.
Para quem pratica atividades físicas aeróbicas como corrida e natação, treinar bíceps e tríceps ajuda muito a aumentar a estabilidade do corpo. Aquele impulso no final da maratona pode ser ajudado com braços e tronco resistentes, assim como o equilíbrio ao longo de toda a corrida.
Braços fortes também ficam muito mais resistentes contra tendinites, bursites e lesões por esforço repetitivo (como carregar os filhos no colo). Com as articulações resistentes, a saúde geral fica muito melhor.
Treinos para fazer em casa
Se no espaço da musculação você encontra inúmeros equipamentos e pesos para treinar bíceps e tríceps, em casa tudo por ser mais difícil. Portanto, confira algumas dicas e ideias de como treinar.
Rosca direta com o peso disponível
Quem não tem halteres ou pesos em casa pode utilizar garrafas com água ou areia, além de itens pesados como malas pequenas com alça, ou até mesmo sacos de alimentos como arroz e feijão. Em pé e com o abdômen contraído e postura ereta, basta erguer os pesos alternadamente.
Rosca no banco
Se for preciso, sente-se em um banco ou uma cadeira em braços e faça o mesmo movimento. Esta maneira é ótima para a “rosca martelo”, quando o braço está virado para o tronco, e não para cima.
Tríceps no banco
Garanta sua segurança com uma cadeira ou banco bastante estável, e utilize-o para subir e descer o tronco com os braços apoiados para trás.
Flexão de braços
A famosa “flexão” é um exercício excelente para diversos grupos musculares, como o peitoral e os ombros, e também ajuda no desenvolvimento do braço, especialmente o tríceps. Quanto mais fechado estiver o braço, mais o tríceps será fortalecido.