Pesquisas indicam que academias são seguras para treinar
Cientistas noruegueses e números americanos chegam à conclusão que academias são seguras para as pessoas.
Enquanto as academias de quase todo o mundo fecharam suas portas para treinos in loco e se dedicam ao atendimento on-line, muita gente acredita que voltar aos treinos pode ser um risco grande de contaminação. Pesquisas recentes, no entanto, verificaram que academias que seguem protocolos de segurança passam a ter baixa possibilidade de transmissão do Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19.
Para entender melhor o que dizem os estudos, precisamos entender como eles foram feitos.
Pesquisa da Noruega
Um estudo da Universidade de Oslo acompanhou mais de 3 mil pessoas que voltaram às academias norueguesas: todas elas tinham de 18 a 64 anos e tinham boa saúde geral. O que a pesquisa comandada pelo professor Michael Bretthauer descobriu é que nenhum dos alunos de academias contraiu Covid-19 ao longo de duas semanas. Houve apenas um caso de pessoa que contraiu a doença, mas ao traçar o caminho do vírus descobriu-se que a pessoa foi infectada no trabalho. Vale destacar que 38% dos alunos pesquisados foram ao treino ao menos seis vezes por semana.
Considerando os benefícios do exercício físico para a saúde como um todo, é possível chegar à conclusão de que os prós são maiores que os contras. Mesmo assim, é importante destacar que os centros de prática esportiva utilizados na pesquisa seguiam padrões de higienização conforme as orientações da OMS.
Evidências dos Estados Unidos
Segundo os dados do estado do Arkansas (EUA), que mapeou a rota de transmissão do vírus com base em muitos testes, chegou-se à conclusão de que menos de 0,3% dos infectados tinha passado por uma academia. Os números corroboram com os dados divulgados a respeito da limpeza dos locais de prática esportiva e de exercícios físicos, que aumentaram a frequência de higienização em 10 vezes no país.
Com o cuidado necessário, as academias são seguras
Com o compromisso de manter protocolos rígidos de higiene e evitar aglomerações, a CTE7 entende que é possível frequentar uma academia sem receio. Teremos que nos comportar de maneira diferente, de forma a criar o chamado “novo normal”. Mas sabemos que isso é possível: quando o assunto é se adaptar, somos todos campeões!