Obesidade infantil: seu filho desconta as emoções na comida?
Aprenda a verificar se a criança come por fome ou para aliviar um problema
É um fato: nem sempre as pessoas comem porque estão com fome. Muitas vezes a vontade de comer pode estar relacionada à ansiedade, medos ou mesmo devido uma sensação de vazio ou a vontade de sentir algum prazer. E se isso acontece com adultos, por que seria diferente com as crianças?
“Normalmente a família, no início do problema, não consegue identificar que tem algo de errado acontecendo e acaba percebendo quando a criança já está com obesidade infantil, neste momento, com o problema já instalado fica mais trabalhoso cuidar”, considera a psicóloga Ana Rosa Gliber, psicóloga clínica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande da Serra e responsável por um estudo sobre a personalidade de crianças obesas, realizado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Claro que esse processo é normal, todos nos relacionamos de alguma forma emocional com a comida, mas se o peso da criança está aumentando, pode ser um problema grave. Para você ficar mais atento, conversamos com especialistas e separamos algumas situações para que você teste seus conhecimentos, será que elas indicam que a criança tem uma relação afetiva com a comida? Veja um teste que você pode fazer e descobrir a resposta aqui!
Fonte: http://minhavida.uol.com.br/