Jiu Jitsu é bom? Conheça os benefícios do esporte para o corpo
O Jiu-Jitsu é um esporte recomendado para quem deseja ter uma vida saudável e com muita disposição. Por ser um esporte físico de grande contato nos proporciona melhora física e até mesmo mental.
Este tipo de esporte que requer maior contato é recomendado para crianças maiores de 5 anos, pois exige certas atenções e compreensões de seus praticantes, o que também envolve disciplina e evolução corporal principalmente para crianças que estão em fase de crescimento. O Jiu Jitsu é praticado tanto por homens quanto por mulheres.
Os benefícios são muitos, tanto físicos como psicológicos. Dentre eles está a melhoria na capacitação vascular, pois evita riscos e problemas respiratórios e cardíacos, proporcionando o aumento do condicionamento físico. Importante lembrar que para treinar é preciso muita determinação nos treinos, assim qualquer praticante poderá elevar seus níveis de aprendizado e conhecimento.
Benefícios do Jiu-Jitsu
- Diminui o stress;
- Defesa pessoal tanto para homens quanto para mulheres;
- Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos;
- Aumenta a auto-estima, auto-confiança e desenvolve o caráter, (esporte de conquista individual);
- Trabalha e define o corpo, como os braços, abdômem e quadril, tanto em homens quanto em mulheres;
- Aumenta a resistência do organismo;
- Acelera o metabolismo;
- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
- Aumenta a flexibilidade;
- Aumenta a coordenação motora;
- Aumenta os reflexos.
Gasto calórico
Normalmente de um praticante com certa experiência, que consiga completar toda parte do aquecimento do jiu jitsu, podendo se aumentar a queima calórica através dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos, chega a queimar 750 Kcal/H. Em aula mais avançadas, pode-se perder de 750 até 1.500 Kcal/aula.