Janeiro Branco: 5 benefícios da atividade física para sua saúde mental
Você conhece o Janeiro Branco? Cada mês do ano tem uma campanha voltada a diferentes questões de saúde. Para combinar com as resoluções de ano novo e o período de renovação do primeiro mês do ano, foi definida a campanha Janeiro Branco, voltada para incentivar as pessoas a cuidarem da saúde mental.
Por que a saúde mental é tão importante:
Se até algumas décadas atrás muita gente achava que ir ao psicólogo era “coisa de louco” ou que problemas como depressão e ansiedade eram “frescura”, hoje sabemos que a saúde da mente é tão importante quanto a do corpo. Pesquisas recentes da OMS – Organização Mundial da Saúde mostraram que o Brasil é o país mais ansioso e depressivo da América Latina. No mundo todo, 4,4% da população tem depressão, enquanto este número é de 5,8% no Brasil. Além disso, 9,3% da população brasileira tem ansiedade.
Ter uma boa saúde mental e seguir uma vida equilibrada é compreendido hoje como fundamental para viver mais e melhor. Por isso, é importante tomar atitudes que ajudem nisso, como parar de se comparar com os outros, dormir bem, fazer coisas que deem prazer, e exercícios físicos! Entenda abaixo como os exercícios ajudam na saúde mental.
Os benefícios da atividade física para a saúde mental
1- Ajuda na produção de serotonina
Esqueça da visão poética e sentimental a respeito da felicidade e da saúde mental! Vamos falar de ciência. E quando o assunto é ser feliz e ter uma boa saúde mental, precisamos pensar nos hormônios que, ao serem estimulados, fazem com que a gente se sinta feliz! Segundo o neurocientista americano Simon Young, a serotonina é produzida quando se toma sol, quando se pratica exercícios aeróbicos, e quando se recebe massagens. O sentimento que esse hormônio traz é o de se sentir importante.
2- Estimula a produção de endorfina
A endorfina é o hormônio que nos deixa mais eufóricos, mascara a dor física, e dá uma sensação de prazer momentâneo. A prática de atividades físicas, assim como dançar, cantar e trabalhar em equipe são atividades que estimulam esse hormônio.
3- Aumenta o índice de dopamina
O terceiro hormônio da felicidade e da saúde mental é a dopamina. Ela é muitas vezes considerada a “mediadora do prazer”, já que podem existir substâncias que estimulem esse hormônio em excesso, e por isso ele pode causar até mesmo algum tipo de vício. Segundo John Salamone, professor de Psicologia na Universidade de Connecticut (EUA), a produção de dopamina está relacionada à relação custo-benefício de um esforço e seu resultado. Pensando assim, sabemos que os exercícios físicos ajudam com este hormônio quando a pessoa atinge aquele peso que sempre sonhou, alcança o tempo de corrida que colocou de objetivo, ganha uma medalha ou se olha no espelho e percebe as diferenças no corpo.
4- Tem o poder de aumentar a produção de oxitocina
O quarto hormônio da felicidade, fundamental para uma boa saúde mental, é a Oxitocina, também chamada de hormônio do abraço. O hormônio é liberado quando damos um abraço em um familiar querido, quando trocamos carinho com um parceiro, e até mesmo ao brincar com o bicho de estimação. Mesmo assim, as atividades físicas podem ajudar nisso quando envolvem o contato físico e a interação social. É por isso que o Jiu-Jitsu e outras lutas, ou até mesmo uma atividade feita com um amigo podem ser ótimas formas de estimular a produção deste hormônio.
5- Melhora as funções cognitivas
Por fim, a prática de atividades físicas também ajuda a melhorar algo importante para a saúde mental: as funções cognitivas, ou seja, a capacidade de pensar, tomar decisões e recordar o passado, o que pode até mesmo evitar o desenvolvimento de problemas degenerativos comuns na velhice. Segundo pesquisador Martin Juneau, do Instituto do Coração de Montreal (Canadá), o aumento de sangue no cérebro estimula essa melhora.