Exercício físico aumenta a sensação de bem-estar
Corrida e outras atividades aumentam a autoestima, o ânimo e a felicidade
É muito comum ouvir as pessoas dizerem que não gostam de praticar atividade física, e por isso levam uma vida sedentária, mesmo sabendo a importância que os exercícios têm sobre a saúde. Matérias sobre o assunto relacionando saúde e bem estar não faltam, porém falta motivação em busca de algo que seja agradável para quem está buscando um estilo de vida mais saudável.
Muitas vezes, pessoas que começaram a praticar atividades físicas por conta própria ou foram mal assessoradas, acabam tendo experiências não muito agradáveis. Por isso, acabam associando o treino físico a uma atividade pouco interessante. Mas hoje temos uma vasta lista de opções e de profissionais que é quase impossível não encontrar um exercício que agrade e desperte interessante.
Uma das mais populares é a corrida, principalmente quando feita em grupo. Ao correr com outras pessoas há um maior compartilhamento de experiências, além de uma maior socialização. Além da corrida e da caminhada, temos opções como natação, hidrobike, tênis, vôlei, dança, aulas de academia, bike, e até esportes mais radicais como montanhismo.
É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar.
Dados da pesquisa do Instituto de Estatísticas Brasileiro do Datafolha, feita com 2054 pessoas, entre 18 e 60 anos, em 98 municípios do Brasil, apontam que 60% dos entrevistados não praticam qualquer tipo de exercício físico. Índice dos que não praticam qualquer atividade física aumenta de acordo com a faixa etária. O mais alto (66%) registra-se entre os que têm entre 45 e 60 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.
Parando para avaliar esses dados fica claro como é importante colocar nosso corpo em movimento, pois os riscos de ficarmos acomodados são grandes, por mais que seja difícil sairmos de nossa zona de conforto.
Um bom primeiro passo é procurar ajuda de um educador físico. Toda prática deve ser acompanhada de um profissional habilitado, que poderá fazer orientações de forma correta e com cautela, respeitando o tempo de cada um de seus alunos.
Dado esse primeiro passo, ficará mais fácil focar no prazer obtemos quando praticamos um exercício, que vai além da saúde física. Ela também traz benefícios emocionais diversos.
Benefícios psicológicos
É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar, aumentando nossa motivação, alegria e disposição. Esses hormônios fazem a sensação de bem-estar durar por horas após a corrida. Muitas pessoas, que não tem conhecimento disso, recorrem em muitos momentos a medicações, e até mesmo a suplementos vitamínicos, quando se sentem tristes.
Claro que em muitas situações se faz necessário alguma outra intervenção medicamentosa, porém hoje dispomos de vários instrumentos que ajudam a decidir por optar por outros tipos de tratamento, que são igualmente efetivos, como a prática de exercícios físicos.
Outro modo de combater a tristeza é aumentar o consumo de alimentos. Sabemos o quanto é mais fácil buscar o prazer em comidas, bebidas ou mesmo em outras atividades que não necessitam de tanto comprometimento, porém deixamos de aproveitar os benefícios e prazer que também obtemos quando praticamos um esporte, tanto sozinho como em grupo.
Mudar o estilo de vida, olhar para o mundo de outra forma, fazer as pazes com seu corpo, aumenta autoestima, promovendo a felicidade. Desta forma, que tal dar uma pesquisada nas diversas modalidades e tentar encontrar algo que seja interessante, buscando assim ficar bem consigo mesmo e com seu corpo.
CONHEÇA OS PLANOS DA CTE7 E COMECE A PRATICAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL! https://cte7.com.br/planos/