Dicas de como planejar a alimentação da semana
Como vocês sabem os meus últimos meses tem sido trabalhando de casa me dedicando ao blog e ocanal no Youtube, e o fato de trabalhar assim tem seu lado bom, como também o lado ruim. A parte boa é que eu posso cozinhar sempre, a parte ruim é que as vezes eu tenho preguiça de cozinhar, sabe? hahaha.
E também porque ficar sozinha o dia todo com uma geladeira a alguns metros da gente, faz com que a vontade de comer algo fora de hora aumente, muito. E é ai que vem o auto-controle, que tenho praticado bastante. Então resolvi mostrar para vocês como eu me programo com as compras da casa, o que eu como por dia, o quanto eu gasto e etc. Para mim isso é um mundo “novo” porque na época de trabalhar em agência eu sempre comi fora, e levava lanche da tarde, e era aquilo, pronto…só ia comer de novo em casa no jantar.
Agora a coisa mudou um tanto, tenho que ser muito mais responsável e não me enganar, se não a coisa desanda e dai já viu, rs. Hoje sinto que já me adaptei a essa nova fase, então seguem algumas dicas e um pouco do que eu faço por aqui:
- PLANEJAMENTO
Todo domingo eu faço aquela listinha básica do que eu vou precisar na semana. O legal é variar de semana para semana nas receitas e compras, pra não enjoar sabe? Exemplo: essa semana vou comer só frango, mas pode ter um dia que eu faça carne moída, ou um peixe (esse é pros dias especiais, pq tá caro! ahahah). Segue um exemplo de lista de compras de uma semana minha atualmente:
Se não tem gordice em casa, eu não como, simples assim.
- O DIÁRIO ALIMENTAR
Bom, com as compras feitas é hora de fazer a coisa render, para durar a semana toda. A minha sorte é que um pacotinho de arroz integral que faço (uso o da Taeq que já mostrei aqui, super prático!) dura 3 dias, já que como 2 colheres de sopa no almoço, e no jantar não consumo.
Mistura/Proteína: Eu costumo comprar 1kg de filé de frango, que dura em média 2 semanas. Já compro um quilo para não ter que sempre fazer isso, pago 17 reais num açougue perto de casa. Isso porque geralmente a noite eu não o como, mas sim faço um omelete ou ovo cozido mesmo, bem simples. E dependendo do tamanho dos filés, as vezes consumo só um no almoço.
Legumes/Frutas e Outros: Fora as proteínas, ovo e o arroz, o que resta são as frutas, legumes, verduras, leite, iogurte e tapioca. Essa é a base da minha alimentação diária geralmente. Eu troquei o pão integral pela tapioca, e tenho me adaptado bem a isso. A tarde eu consumo, a anos, iogurte desnatado (o que eu AMAVA da Paulista, saiu de circulação, então agora compro o da Taeq também, por ser mais molinho e menos firme) com uma fruta e um pouco de aveia, e isso segura BEM A FOME até o jantar.
De manhã eu costumo fazer uma crepioca (2 ovos com goma de tapioca batidas na frigideira) e o recheio varia muito. Quando tô animada eu desfio frango e recheio, ou as vezes uso queijo cottage (que é um pouco mais caro, apesar de ser ótimo por não conter quase nada de gordura, não é sempre que eu tenho comprado). Basicamente é isso gente, de verdade!
Dai tem épocas que faço hambúrguinhos de grão de bico ou de carne mesmo, vou variando as receitas pra não enjoar. Trocando arroz por batata doce, frango normal por ele picadinho refogado com outras coisas (tipo alho poró, que eu amo!), o lance é estar sempre mudando. As frutas que mais consumo no dia-dia são: banana, maçã, mixirica e morango, quando tá na época. Amo uva, mas tá cara! hahaha.
Depois do jantar, que como disse, geralmente é um omelete com legumes (abobrinha é meu preferido), eu como novamente um iogurte ou um chá, leite com achocolatado sem açúcar, ou até mesmo uma fruta.
Então minha alimentação resumidamente é: Café da manhã: Banana com aveia (antes de treinar) /Lanche da Manhã: Crepioca/Suco de frutas Almoço: Proteína magra com carbo integral + legumes e salada/ Lanche da tarde: Iogurte Desnatado com alguma fruta/ Jantar: Omelete com legumes/Ceia:Iogurte ou leite desnatado com achocolatado diet.
Em épocas de frio eu costumojantar uma sopa batida com vários legumes, e dura a semana inteira…é muito delicia! Inclusive tem receita de uma que eu amo aqui no blog, a deábobora com gengibre.
Uma dica muito importante é consumir proteína em todas as refeições, isso vai te deixar mais saciada, antes eu comia aquelas bolachinhas integrais a tarde e não me satisfazia em nada, eu ficava morrendo de fome até a hora do jantar, e depois que fui na nutri ela me deu essa dica então tô aqui repassando pra vocês!
- QUANTO MAIS NATURAL, MENOS GASTOS
Sempre vejo e leio o pessoal reclamando: “Ai mas fazer dieta e ser saudável sai caro!”. No começo eu também achava isso, mas a gente vai se adaptando e aprendendo muito nesse processo de reeducação alimentar. Sai caro se você quiser comprar todos os mil e um suplementos que as “blogueiras rycas” te indicam como dica de amiga e também sai caro partindo do principio de que TUDO o que você comprar for industrializado. Barrinha de cereal, pão integral, cookies,bolachas, sucos integrais de caixinha, coisas diet…STOP! Você não precisa comprar tudo que o rótulo diz ser light ou saudável, como vocês viram no dia-a-dia eu consumo tudo muito natural e isso sai BEM BARATO, claro que demorei um bom tempo pra ir lapidando isso, assim como meu paladar, então o que pode dar certo para mim as vezes não pode ser o certo para você. E me recuso a pagar o que não cabe no meu bolso, tipo as malditas uvas, mas eu consigo sobreviver sem elas tranquilamente! hahaha
- A ESCOLHA DO MERCADO
Uma coisa importante também, é que é muito relativo o valor dos produtos dependendo da onde você os compra. Aqui em SP eu gosto muito dos mercados Sonda e Zaffari. Mas pra quem pode ir até o Assai, lá os preços são bem em conta, por ter também muita coisa atacadista, e a parte de legumes e verdura tá sempre linda, odeio chegar em mercados e tá tudo jogado sabe, argh! O Extra é assim, parece final de feira, fora as filas intermináveis pra pagar.
Por não ter carro e o meu bairro ser um pouco mais ‘careiro’, muitas vezes eu acabo fazendo compras no Pão de Açucar, mas pra quem quer economizar eu não indico muito não. (Ah, pra produtos de limpeza vão no mercado Dia, rs). Para quem pode comprar os legumes em feiras livres, recomendo também…mas tentem chegar no horário da xepa, assim vocês podem conseguir alguns bons descontinhos!
Espero que vocês tenham gostado das dicas! Se alguém tiver alguma sugestão podem escrever nos comentários! E para ficar por dentro do meu dia-a-dia me segue lá no insta!
Beijos!
Fonte: http://pensandomagro.net/