Musculação ajuda no controle de diabetes em obesos
Exercícios de força como a musculação podem ser uma ótima forma de controlar diabetes em obesos. É o que diz uma pesquisa da Unicamp. Segundo o estudo, a vantagem para a saúde ocorre antes mesmo de qualquer perda de peso e resultados provenientes dela.
Segundo os pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Exercício, os exercícios com pesos reduzem o acúmulo de gordura no fígado, e com isso melhoram o controle da glicemia, algo fundamental no caso de diabetes em obesos.
O que diz a pesquisa:
Realizada com camundongos, a pesquisa publicada no Journal of Endocrinology indicou que após 15 dias de treinos de força moderados, os animais tiveram maior queima dos lipídios. O professor Leandro Ferreira de Moura, coordenador da pesquisa, disse que este estudo indica que o exercício em si traz benefícios para a redução de lipídios, já que antes ficava-se em dúvida se era a atividade física ou a redução de peso causada pelos exercícios aeróbicos feitos ao longo de um período maior.
Mais do que entender como os exercícios melhoram as diabetes em obesos, a pesquisa também facilitará no entendimento de quais elementos o exercício de força poderá modular no organismo. Para mostrar que a pesquisa realizada em uma universidade traz muitos ganhos em longo prazo, basta compreender que este estudo é um passo importante para desenvolver novos tratamentos para diabetes, além de reforçar a importância da atividade física.
Para que seja mais fácil entender o funcionamento do fígado, precisamos nos lembrar que, em situações de repouso, é este órgão que produz glicose para o corpo. Quando o corpo volta a consumir alimento como fonte de energia (especialmente o carboidrato), o pâncreas “avisa” o fígado por meio da insulina para parar com a produção de glicose, o que não ocorre (ou ocorre com muitas falhas) no caso de pessoas com diabetes.
No momento, temos mais informações que reforçam não apenas sobre o quanto a musculação pode ser importante para ajudar no combate a diabetes em obesos, mas também que trata-se de um exercício físico com vantagens até mesmo para a saúde do fígado.