Conheça os benefícios do Ômega-3
Os benefícios do Ômega-3 para a saúde são inúmeros, mas foi no quesito emagrecimento que esse óleo começou a chamar a atenção. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que a ingestão de Ômega-3 auxiliou na eliminação dos quilos extras de 32 pessoas.
Além do emagrecimento, o estudos apontou que o consumo regular de salmão (peixe que contém o Ômega-3) pode reduzir a pressão arterial e equilibrar a pressão alta.
O Ômega-3 possui o efeito anti-inflamatório, combatendo a formação de coágulos sanguíneos (partículas endurecidas) e prevenindo o entupimento dos vasos. Além disso, ele diminui a taxa de triglicérides e o risco de eventos cardiovasculares.
Os alimentos que possuem essa gordura “do bem” podem ajudar na memória, em processos de aprendizagem, cognição e visão. E a principal fonte da gordura são os peixes que sobrevivem em águas profundas em frias, como:
- Cavala, arenque, sardinha, salmão, atum;
Ou alimentos como:
- Óleo de linhaça, semente de linhaça, sementes de chia, óleo de canola e nozes.
É recomendado o consumo de 1,1 g por dia e é importante não exagerar na dose. De acordo com Ariane, em alguns casos, a alta ingestão de Ômega-3 pode aumentar o risco de hemorragias, já que o óleo pode alterar o fator de coagulação do sangue e em excesso, pode causar problemas hemorrágicos.
Benefícios na gestação e no desenvolvimento infantil
O consumo de omega 3 e a suplementação com esse tipo de gordura pode reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso do bebê ao nascer. É considerado nutriente fundamental para o perfeito desenvolvimento cognitivo e visual do bebê antes e após o nascimento.
Para os praticantes de atividade física
Pesquisas sugerem que uma suplementação diária de dieta com ômega 3 e vitamina E pode livrar atletas das lesões musculares causadas por atividades físicas intensas, reduzindo o uso de medicamentos antiinflamatórios.
O Ômega-3 também trabalha a favor da beleza: A membrana multilaminar que torna a pele impermeável, é composta por gorduras essenciais, colesterol e ceramidas. Por isso, ao mesmo tempo em que reforça essa função de barreira, o ácido graxo mantém a saúde e a hidratação da pele.
O cabelo também não dispensa o nutriente, que age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas. Isso faz que o fio permaneça hidratado, forte e brilhante por mais tempo.
RECOMENDAÇÕES
Siga as recomendações dos nutricionistas e fique em dia com o consumo de Omega-3:
– Consuma um filé médio (100 g) de peixe duas vezes por semana.
– Adicione diariamente duas colheres (sopa) de sementes de linhaça em iogurtes, sopas, vitaminas, frutas ou saladas.
– As enzimas digestivas não são poderosas o suficiente para quebrar as sementes de linhaça e liberar o Omega-3 que existe dentro delas. Por isso, o melhor é triturá-las, de preferência na hora do preparo, para evitar a oxidação e consequente perda do nutriente.
– Outra forma de consumira linhaça sem perder seus benefícios é moer as sementes no liquidificador e guardá-las em um vidro fechado na geladeira por até três dias.
– Prefira a sardinha na versão assada, grelhada ou cozida. A fritura altera a molécula do ácido graxo e reduzo seu poder antioxidante.
– Quem gosta de apostar na praticidade pode fazê-lo sem receios. É que a sardinha e o atum em lata também são excelentes fontes de Ômega-3.
Fonte: Portal em Forma