Como a musculação pode melhorar a saúde dos idosos
Pessoas com mais de 60 anos invariavelmente sofrerão perda muscular. A melhor forma de garantir que esses músculos continuarão sendo produzidos é com a prática de atividades físicas, e a musculação realizada com cuidado e moderação pode ser uma das melhores atividades a serem feitas.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP detectou que a quantidade de massa magra (músculos) nos membros inferiores e superiores do corpo é o principal fator para o índice de mortalidade em idosos com mais de 65 anos. Isso significa que idosos com mais músculos tendem a viver mais.
É por isso que a musculação é altamente recomendada para pessoas que atingiram a melhor idade. Além de estimular de forma inigualável a produção de músculos em idosos, que passarão a dar mais sustentação à estrutura óssea, a atividade física também promove o combate às dores e ajuda na manutenção do peso corporal, com o aumento da taxa metabólica. A qualidade no sono, o controle da glicose no sangue e os benefícios na saúde mental são outras importantes vantagens.
Mulheres devem ter mais atenção:
Os pesquisadores apontam que as mudanças no corpo das mulheres, especialmente após a menopausa, fazem com que elas percam ainda mais massa muscular se não praticarem atividades que estimulem o crescimento destes tecidos.
Confira algumas informações sobre a importância de manter a musculatura trabalhando na melhor idade:
- Idosos com pouca massa muscular perdem a capacidade de fazer atividades simples do dia a dia, e isso gera quedas e outros acidentes que podem reduzir sua expectativa de vida;
- Uma das formas de medir a perda de musculatura está na circunferência da panturrilha, que varia pouco com a perda ou ganho de peso;
- Mulheres que não se exercitam adequadamente aumentam em 63 vezes o índice de mortalidade, segundo a pesquisa;
- O impacto da presença de músculos na qualidade de vida é incalculável, já que o idoso com musculatura fraca tende a deixar de andar e fazer outras atividades físicas importantes.