4 dicas para combater a obesidade infantil
A obesidade infantil é um problema que infelizmente vem crescendo no Brasil. A boa notícia é que é possível combatê-la com medidas simples. Antes de conferir as dicas de como evitar que seus pequenos aumentem o índice de sobrepeso, é preciso estar atento a alguns dados alarmantes!
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, o hábito de consumir refrigerantes no Brasil tem o índice de 26,7%, sendo que a região Sudeste é campeã, com um índice na casa dos 30%. A mesma pesquisa indica que meninos e meninas de 13 a 17 anos de idade apresentam taxas de sobrepeso muito parecidas: 23,7% para meninos e 23,8% para meninas, o que significa que cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária estão acima do peso. Quando o tema é obesidade, o índice em meninos é de 8,3%, contra 7,3% das meninas. Segundo a organização World Obesity (quem busca combater tanto a obesidade infantil quanto adulta), a presença desta condição no mundo poderá custar US$1,2 trilhão por ano até 2025, caso continue crescendo.
Como combater a obesidade infantil:
Segundo a endocrinologista Dra. Maria Edna de Melo, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), existem alguns cuidados importantes que os pais podem ter com os filhos para prevenir a obesidade precoce:
1- Introduzir na rotina alimentos saudáveis
Oferecer refeições ricas em vegetais, frutas, verduras e legumes é o primeiro passo. Muitas pessoas reclamam dos filhos por não comerem alimentos saudáveis, mas não adianta querer que isso aconteça sem que esses alimentos não estejam no cardápio diário e sem que os pais não sejam um bom exemplo para os filhos.
2- Reduzir ao máximo o consumo de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, embutidos, salgadinhos e bebidas adoçadas.
Estes alimentos, ricos em açúcar, gordura e sal, não devem fazer parte da rotina e o consumo deles deve ser a exceção no dia a dia. São esses elementos que contribuem para que as crianças ganhem peso e ainda vão ajudar a construir maus hábitos alimentares, algo muito difícil de combater especialmente quando alcançarem a vida adulta. Partir do princípio de “descascar mais” e “desembrulhar menos” pode ser um bom começo!
3- Fazer exames de rotina em crianças com sobrepeso
Segundo a médica, as crianças com sobrepeso devem ser submetidas a exames de rotina, incluindo aferição de pressão arterial a partir dos três anos de idade, ou até antes. Isso irá combater a obesidade infantil! Ela explica que é possível rastrear as dosagens de colesterol e triglicerídeos a partir dos dois anos de idade, e que a dosagem de glicemia permite diagnóstico de diabetes tipo 2.
4- Praticar atividades físicas
Por fim, vale sempre ressaltar que a prática de qualquer atividade física ajuda não apenas a emagrecer, mas também a combater os efeitos da obesidade, como diabetes, doenças cardíacas e problemas de pressão, que infelizmente têm seus índices maiores na população jovem.