Colágeno: como exercícios físicos ajudam nesta importante proteína
Um dos fatores mais importantes para o envelhecimento é a falta de colágeno.
Esta proteína é produzida em grande quantidade pelo nosso corpo, e não está presente somente na pele, como muitos pensam, mas também em cartilagens, tendões e músculos, além de ossos e vasos sanguíneos. A principal função dessa proteína é servir de sustentação para a estrutura da pele e dos tecidos, e assim manter o tônus, a firmeza e a resistência de todas estas partes.
A partir dos 30 anos, o corpo começa a diminuir a produção de colágeno, até sofrer uma redução drástica a partir dos 50 anos. Com o tempo, o corpo passa a ter um desequilíbrio no tanto de colágeno que ele gasta em relação ao que consegue produzir. É nessa fase que aparecem rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. Internamente, depois dos 45 anos, em média, e de forma silenciosa, começa a haver um desgaste da cartilagem das articulações: é por isso que muita gente começa a ter dores e desconforto, como rigidez nos ligamentos e tendões e perda de mobilidade. Fatores como obesidade e falta de exercícios físicos também contribuem nesse processo de desgaste. Por isso, a reposição do colágeno para manter a saúde em dia é indispensável.
Como repor colágeno com atividade física
Segundo o reumatologista e fisiatra Paulo Hamdan, a prática de exercícios, especialmente os de força, potencializa a ação do colágeno no organismo. O especialista indica também a reposição do colágeno como suplemento. Mesmo quem pratica atividade física deve se preocupar com a reposição. Ele alerta para a falta de cuidado nos exercícios, o que pode gerar lesões, desconforto e inflamações crônicas, além de antecipar o envelhecimento das articulações.