As sementes do corpo perfeito
Um corpo perfeito pode ser denominado aquele que desempenha todas as suas funções vitais de maneira eficaz, onde você se sente bem, autoestima elevada, com disposição física e mental, livre de problemas provocados pela má alimentação e hábitos poucos saudáveis como o consumo de drogas, cigarros e álcool. Um corpo saudável também tem um percentual de gordura menor e como consequência dos bons hábitos, a ótima forma física aparece.
E para que isso aconteça, acrescente diariamente SEMENTES na sua alimentação. Além de beneficiar a saúde, são excelentes para reduzir o colesterol ruim, otimizar os níveis do colesterol bom e enxugar os quilinhos extras.
Veja quais são elas:
LINHAÇA: é fonte dos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, além de minerais, vitaminas e, como toda semente, muitas fibras. Também possui uma substância chamada lignina, que ajuda a amenizar os sintomas da menopausa e a prevenir alguns tipos de câncer. Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada na hora. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal, 3,9g de fibra, 3g de ômega 3 e 0,9g de ômega 6.
QUINOA: é um grão com alto poder nutritivo, possui proteína de alta qualidade, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais. Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Uma colher de sopa tem em torno de 52kcal e 0,9g de fibras.
CHIA: contém boas quantidades de ômega 3, importante para diminuição dos níveis de LDL-colesterol “colesterol ruim”, além de possuir cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e proteínas. A chia se comparada a linhaça, apresenta vantagem, pois, não é necessário triturar ou moer a semente antes de consumí-la para adquirir seus benefícios. Pode ser encontrada em grãos, transformada em farinha ou em óleo. Este pode ser usado para temperar saladas, a farinha e o grão podem ser adicionados no preparo de tortas, bolos, pães, além de consumidos com iogurtes, sucos e vitaminas. Uma colher possui 55cal, 6,2g de fibra, 2,9g de ômega 3 e 0,86g de ômega 6.
SEMENTE DE GIRASSOL: bastante indicada também por Nutricionistas, a semente de girassol é uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde mental e emocional. Isso porque essa semente oleaginosa contém um alto teor de vitamina B, fundamentais para o bem estar psicológico e vitamina B1, que ajuda a manter o cérebro alerta sob estresse.
Na nutrição, as gorduras poli-insaturadas desempenham a função de auxiliar na redução do mau colesterol (LDL) e atuam como antioxidantes essenciais para a formação e recuperação muscular.
Ao ingerir alimentos desta qualidade, é possível evitar a incidência de tromboses arteriais, hipertensão e manter a prevenção de doenças cardiovasculares. Esses benefícios podem ser obtidos através do consumo de alimentos como a semente de girassol, castanhas e amêndoas que contêm óleo vegetal, saudável e rico em ácidos graxos.
Além de possuir um óleo benéfico para o organismo, a semente de girassol é considerada uma importante fonte de fibras e proteínas com quantidades significativas de potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina E, uma das mais importantes para o combate ao envelhecimento precoce.
SEMENTE DE ABÓBORA – A semente de abóborapode ser considerada um reforço para quem deseja perder uns quilinhos. Ela contém fibras, que diminuem a fome, além de melhorar a função intestinal.
A semente de abóbora quando aliada ao consumo adequado de uma dieta equilibrada com a ingestão de cereais integrais, legumes, verduras, frutas e muita água, pode contribuir para a perda de peso.
Ela pode ser encontrada em qualquer casa de produtos naturais. Rica em vitamina E, com forte ação antioxidante, o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante nocombate ao envelhecimento, não só da pele, como das células de todo o corpo.
A dose recomendada para homens e mulheres é de 15 miligramas por dia. Ela também é rica em vitamina A, proteínas, ferro, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, essenciais no metabolismo dos carboidratos
Inclua no café da manhã sobre iogurtes, granolas e frutas, no almoço polvilhe sobre saladas ou acrescente em molhos caseiros. Vitaminas e sucos podem ficar ainda mais saudáveis acrescentando quinoa em flocos, chia ou linhaça, facilitando também o trabalho do intestino.
Fonte: Portal em Forma