90% das pessoas não cuida da saúde: como ficar de fora desse grupo
Uma pesquisa intitulada ‘Quer Mudar’, realizada pelo Grupo Bridge (empresa especializada em soluções de desenvolvimento humano), indica que 90% das pessoas negligenciam os cuidados com o bem-estar físico e emocional. Ainda segundo o mesmo estudo, apenas 6% das pessoas cuidam simultaneamente do corpo, da mente e das emoções. Esta é a combinação mais rara encontrada na pesquisa, já que a mesma pesquisa indica que há pessoas que se dedicam a pelo menos um eixo da vida, como o corpo ou as emoções, por exemplo.
Segundo o sócio-diretor do grupo que realizou a pesquisa, Celso Braga,
os relacionamentos interpessoais e o envolvimento com uma causa têm sido a maior fonte de investimento de energia das pessoas que participaram da pesquisa. Ele alerta, no entanto, que quando as pessoas se conectam com uma causa ou propósito sem investir em outras áreas da vida acabam o fazendo de maneira superficial e vulnerável.
Na visão da psicóloga Magele Valdo, que é psicodramatista e especialista em ciências comportamentais e responsável pelo estudo, a leitura que pode ser feita é que as pessoas querem mudar, mas não estão agindo em função das mudanças que desejam. “Se cruzarmos este dado com a grande quantidade de pessoas que consomem literatura, vídeos e cursos de autoajuda, pode-se inferir que as pessoas querem mudar, mas não sabem por onde começar ou estão em busca de soluções mágicas, que não exigem muito esforço e mudança de rotina ou ainda que buscam soluções já testadas por outros, seguem modismos que não estão verdadeiramente conectados com as necessidades individuais”, explica Magele.
Confira os cinco eixos para cuidar e garantir uma vida plenamente saudável:
Físico
Trata-se do cuidado com o corpo. Cuidar da alimentação e manter as práticas de atividades físicas são as ações diárias que garantem um corpo saudável. Ir ao médico anualmente para exames de rotina e ir ao dentista com mais frequência são outras ações importantes! Um passo importante, por exemplo, é realizar o Diagnóstico de Orientação Técnica aqui na CTE7!
Conhecimento
Fazer cursos de idiomas, faculdade e cursos de pós-graduação parecem as opções mais óbvias para manter a mente sempre em busca de conhecimento. Mas ler livros e frequentar museus pode ser uma forma interessante também. Desenvolver novas habilidades, aprender a costurar ou consertar algo em casa também são formas de garantir que a mente esteja sempre em funcionamento.
Emocional
Estudar as próprias emoções e refletir mais sobre o que sentimos são os primeiros passos para cuidar das emoções. Psicólogos e terapeutas são profissionais que deveriam ser mais valorizados: você já foi a um deles para buscar compreender melhor suas dificuldades emocionais?
Relacional
As relações com outras pessoas são fundamentais. Será que você dedica tempo suficiente aos amigos e familiares? Tem viajado com os filhos, passado dias dedicado a uma pessoa de quem gosta muito? Liga para os amigos próximos? Em alguns casos, o eixo relacional se vincula também ao emocional. Por isso, todos eles são interligados.
Transcendental
Para alguns a palavra “transcendência” tem relação com espiritualidade, mas isso não precisa ser verdade. É claro que pessoas religiosas tendem a se pautar em suas orientações espirituais para definir seus propósitos e valores. No entanto, muita gente encontra melhor sentido na vida por meio de meditação e processos de autoconhecimento. Muitas vezes, ao cuidar das relações e das emoções, as pessoas tendem a trabalhar as questões relacionadas ao propósito como consequência.