5 mitos sobre osteoporose
Cerca de 10 milhões de mulheres e homens brasileiros sofrem de osteoporose segundo a Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). No entanto, apenas 20% destas pessoas estão cientes que têm a doença, que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e provoca o aumento do risco de fraturas. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a incidência deve aumentar consideravelmente nos próximos anos, por conta do envelhecimento rápido da população.
Segundo o reumatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Guilherme Laranja, a osteoporose acomete uma em cada três mulheres com mais de 65 anos, e um em cada cinco homens acima dos 70 anos. Entre as partes do corpo mais afetadas estão os pulsos, a coluna vertebral e o fêmur. O especialista explica que a deficiência de estrogênio, hormônio feminino, causa a fragilidade óssea de mulheres no período pós-menopausa, e por isso a incidência da doença crônica é muito mais comum em mulheres.
A osteoporose é classificada de duas formas: primária e secundária. A primária não tem uma causa secundária definida, enquanto a outra acontece quando outras doenças que comprometem a massa óssea são a causa do seu surgimento da osteoporose, como alguns tipos de câncer ou doenças inflamatórias em geral, deficiência de vitamina D, tabagismo e consumo exagerado de álcool.
A osteoporose ainda é vítima de muitas mentiras que são ditas por aí. Portanto, confira 5 mitos sobre a doença:
1- Osteoporose é uma doença exclusiva das mulheres?
Não! Como já dito, um em cada cinco homens sofre de osteoporose. Entre eles, a doença é até mesmo cinco vezes mais comum do que o câncer de próstata.
2- Se a pessoa não sente dor, ela não tem osteoporose?
Tem sim! A osteoporose não dói, portanto é possível ter a doença e não sentir nada. O paciente só sente a dor quando ocorre a fratura.
3- As medicações para o tratamento da doença enfraquecem os ossos?
Não! Os medicamentos para osteoporose são seguros, mesmo quando administrados por longos períodos.
4- Quem sofre de osteoporose deve evitar atividades físicas?
Nunca! Atividade física é, na verdade, bastante recomendada! Exercícios de musculação ajudam a aumentar a massa óssea e a fortalecer a musculatura.
5- A falta de cálcio causa osteoporose?
Não apenas! De fato, o cálcio é importante, mas é um mito que simplesmente tomar uma grande quantidade de cálcio irá garantir a saúde óssea. Para proteger seus ossos, você precisa de um total de 19 nutrientes essenciais para ossos, incluindo vitamina D suficiente para que o corpo absorva mais do que os 10 a 15% do cálcio da dieta. Outros nutrientes críticos para a saúde óssea são vitamina K, magnésio e estrôncio.
Como prevenir: Segundo Dr. Guilherme, o exame que mede a quantidade de cálcio nos ossos é a densitometria óssea. A adoção de um estilo de vida saudável ajuda a prevenir o desenvolvimento da osteoporose, incluindo alimentação balanceada, rica no consumo de verduras e legumes, principalmente as de cor verde escura, frutas, baixo consumo de açúcar, boa exposição ao sol e atividade física regular.
imagem do topo da página: Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com