5 coisas que você precisa saber antes de emagrecer - CTE7
5 coisas que você precisa saber antes de emagrecer
Notícias

5 coisas que você precisa saber antes de emagrecer

OK. Você quer emagrecer. Talvez você já esteja no caminho para aquela famosa resolução de ano novo de perder aqueles quilos extras. Ou talvez esteja para começar. Então, além de atividades físicas, pode ser que você pretenda cortar os doces, reduzir a quantidade de comida, e até iniciar uma dieta.

Primeiramente, se você for começar algum tipo de dieta, sugerimos que você faça isso com a orientação de um nutricionista, e que encare a situação como uma reeducação alimentar, já que mudar a alimentação por um tempo pode ser até negativo para a saúde.

No entanto, existem algumas informações e conceitos que precisam estar devidamente moldados para que uma pessoa siga sua jornada rumo a uma vida mais saudável e com menos tecido adiposo. Portanto, veja abaixo algumas coisas que você precisa saber antes de emagrecer:

1- Os maiores vilões são os industrializados

Não há alimentos verdadeiros que devam ser considerados “vilões” da alimentação. Muitas dietas tendem a acusar os carboidratos como fontes de malefícios, enquanto outras miram em algumas frutas ou, às vezes, nos ovos. Segundo a linha de pensamento da alimentação intuitiva, não há um grupo de alimentos que deva ser evitado, e a forma como comemos é tão importante quanto os alimentos que são ingeridos.

2- É preciso comer com atenção

Saborear os alimentos e prestar atenção no que se come é importantíssimo. Uma das piores coisas a se fazer é comer rápido demais ou sem sequer prestar atenção no sabor, com a atenção voltada para a tela do celular ou uma televisão, por exemplo. Portanto, é necessário olhar mais para o que se come e mudar a relação com o alimento.

3- Perder peso e emagrecer são coisas diferentes

Ficar se pesando na balança o tempo todo pode ser uma armadilha perigosa. Isso porque, quando passamos por reeducação alimentar e praticamos atividades físicas, é comum ganhar massa muscular e mudar o formato do corpo. Portanto, o foco deve ser mais em emagrecer, que significa perder reduzir a quantidade de gordura do corpo, e não em perder peso, pois isso pode significar uma redução na quantidade de massa magra (músculo) no seu corpo.

4- Celebridades não devem ser o parâmetro

Muita gente acaba se espelhando no corpo de celebridades como forma de buscar o famoso “corpo perfeito”. No entanto, isso pode trazer frustrações e problemas de autoestima. Isso acontece porque atores e atrizes que vivem super-heróis nos cinemas e modelos que dependem de fotos em revistas, por exemplo, vivem em função de um padrão estético que não são possíveis de se alcançar quando se tem uma vida comum. Por isso, é necessário ter cuidado com essas fotos (e ainda considerar o uso de programas de edição de imagem) e se concentrar na evolução do seu próprio corpo.

5 hábitos alimentares para mudar

5- Entender a motivação para comer “porcaria” é fundamental

Quase todo mundo gosta daquela comida pouco saudável. Talvez seja o chocolate em excesso, ou uma coxinha cheia de recheio e quem sabe um hambúrguer muito gorduroso. O fato é que, além de poder comer com menor frequência esse tipo de comida para se sentir bem não é um crime. No entanto, o caminho ideal é procurar entender os motivos para se alimentar com esse tipo de “junk food”: é para desestressar, para se dar um prêmio após um período de muito trabalho? Ou é para socializar com os amigos? Quem sabe não é apenas porque você ficou entediado? Saber os reais motivos serve como um processo de autoconhecimento para que você consiga driblar essas vontades em alguns momentos. Além disso, você também pode substituir aos poucos o chocolate ao leite pelo amargo e o hambúrguer gorduroso por um com menos condimentos, por exemplo.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento