5 benefícios inusitados do Pilates - Academia CTE7
5 benefícios inusitados do Pilates
Bem-estar

5 benefícios inusitados do Pilates

Você já sabe que o Pilates é extremamente benéfico para a sua saúde e o seu corpo. Aliás, todos os exercícios são capazes de trazer vantagens para a saúde, cada um à sua maneira.

O Pilates, criado na década de 1920 pelo enfermeiro alemão Joseph Hubertus Pilates, é capaz de promover a conexão entre corpo e mente, e consiste em proporcionar ao aluno exercícios capazes de fazê-lo atingir os resultados necessários, conforme suas necessidades. Os exercícios consistem em movimentos extremamente controlados, exigindo assim melhorias importantes não apenas no fortalecimento da musculatura, como melhorias na postura. Os exercícios também podem variar de intensidade, o que faz com que o Pilates seja bastante indicado a pessoas sedentárias ou com limitações para práticas de exercícios de alto impacto.

Então, quais são as vantagens menos óbvias do Pilates? Confira abaixo os 5 benefícios inusitados do Pilates:

1- Não tem impacto.

Com os exercícios mais leves e o movimento controlado, o Pilates garante que não haverá impacto no treino. Isso é notícia ótima para quem possui artroses ou problemas nas articulações, além de ser altamente indicado para atletas em fase de recuperação, ou que pratiquem esportes com muita demanda nestas partes do corpo.

2- Melhora a respiração.

Como o método valoriza muito a importância de respirar durante o exercício, acaba promovendo melhor controle dos pulmões e melhorias na capacidade de absorção do oxigênio, o que traz benefícios até mesmo para a circulação e a resistência física.

3- Aumenta a energia.

Com a respiração e o estímulo na circulação sanguínea, o Pilates garante ao seu corpo maior absorção de nutrientes e maior capacidade de oferecer toda a demanda de oxigênio. Além disso, ele também melhora a qualidade do sono e garante maior produção de endorfina, o que também dá mais disposição no dia a dia.

4- Melhora a vida de pessoas com doenças crônicas.

Um estudo publicado no jornal acadêmico Musculoskeletal Care avaliou a prática de Pilates em 15 mulheres e 7 homens com condições crônicas musculoesqueléticas. Segundo a coautora do estudo, Lynne Gaskell, da Universidade de Salford, o programa de exercícios com base no Pilates foi um facilitador para permitir que os participantes funcionassem melhor e administrassem sua condição de forma mais eficaz e independente. O estudo também apontou benefícios psicológicos e sociais.

5- Beneficia a saúde na gestação (e no pós-parto)

O deslocamento do centro de gravidade, a rotação da pelve e o aumento da curvatura lombar são algumas das mudanças que ocorrem no corpo das mulheres grávidas. Além disso, os ligamentos passam a ter maior elasticidade. O Pilates, por aliar exercícios que trabalham o corpo e a mente, pode ser um grande aliado neste período de tantas transformações. Existem exercícios para a mobilidade da coluna e fortalecimento da musculatura estabilizadora, e que são capazes de reduzir os desconfortos que a gravidez traz, além de promoverem melhorias na respiração e concentração.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento