5 benefícios da aula de alongamento - Academia 7
5 benefícios da aula de alongamento
Treino

5 benefícios da aula de alongamento

Você já participou de uma aula de alongamento? Ou é daqueles que faz um rápido alongamento antes do treino? Talvez seja uma daquelas pessoas que faz alongamentos estáticos depois de treinar.

Em todos esses casos você terá benefícios. Mas é possível que esteja faltando uma aula de alongamento para você! Pensando nisso, decidimos listar alguns benefícios da aula de alongamento, explicando algumas coisas importantes sobre esta importante prática física!

Entenda por que fazer aula de alongamento:

1- Alongamento dinâmico é ótimo antes do treino!

Existe uma diferença grande entre o alongamento dinâmico e o alongamento estático. Enquanto ficar parado e puxando músculos é mais indicado pelos especialistas após o treino, o alongamento feito com o corpo em movimento pode estimular os músculos e o sistema nervoso para a atividade a seguir. O ideal é movimentar os músculos e articulações que serão mais exigidos ao longo do treino.

De acordo com um estudo feito na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, pessoas que fizeram alongamento dinâmico conseguiram melhorar significativamente os níveis de força e energia em uma atividade de salto em altura.

2- Alongamento estático induz relaxamento

O alongamento estático é mais indicado para se fazer após uma atividade porque diminui os estímulos neurais aos músculos. Especialistas indicam como ótimas atividades não relacionadas à prática esportiva, como por exemplo em ambiente de trabalho para evitar dores relacionadas a movimentos repetitivos.

Um estudo da Middle Tennessee State University mostrou que jogadores de futebol que fizeram alongamento estático reduziram a capacidade de corrida de curta distância (30 metros) do tipo “sprint”. A conclusão é de que atletas que precisam atingir grande velocidade em pouco tempo devem evitar alongamento estático.

3- Prevenção de lesões é um dos fatores primordiais

Segundo o fisioterapeuta David Homsi, a prática de alongamento permite obter uma melhora na resistência, no alongamento muscular e na mobilidade das articulações, como também no estímulo a coordenação e o equilíbrio. E são estes os fatores que ajudam o corpo a não sofrer lesões de torção muscular ou cãibras, por exemplo.

Estudo recente aponta explicações mais claras a respeito do que o hormônio do crescimento, conhecido como GH, faz no corpo.
Benefícios do alongamento

4- Ajuda na circulação especialmente para idosos e pessoas com mobilidade limitada

Uma pesquisa feita em conjunto entre a Universidade da Flórida, Universidade do Kansas e Universidade de eletrocomunicações de Tóquio chegou à conclusão de que o alongamento feito regularmente, ou seja, cinco vezes por semana, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos das pernas. Isso promove o aumento da capacidade das artérias das pernas e ajuda a aumentar a capilaridade dos vasos.

5- Melhora a postura e evita dores no corpo

De acordo com a fisiologista Tara Romeo, diretora da Professional Athletic Performance Center, de Nova York, as dores nas costas de muitas pessoas podem ocorrer em decorrência de tendões dos joelhos pouco esticados. Isso ocorre porque os músculos das coxas passam a afetar os músculos ao redor da coluna, especialmente na região da lombar. É por isso que uma rotina de alongamento tem o poder de melhorar a dor crônica lombar e reduzir a necessidade de analgésicos.

Leia mais sobre os benefícios do alongamento regular!

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento