4 motivos para se manter ativo sem sair de casa - CTE7
4 motivos para se manter ativo sem sair de casa
Bem-estar

4 motivos para se manter ativo sem sair de casa

Se você é aluno da CTE7, você já sabe que estamos oferecendo treinos dos mais variados, incluindo lives e desafios. Mas sabemos que muita gente ainda está com dificuldade para se manter ativo e praticando exercício físico.

Por isso, como tudo o que mais queremos é incentivar você a continuar com o corpo saudável, decidimos listar os principais motivos para você se manter ativo sem sair de casa!

1- Beneficia a saúde geral em um momento importante

Devido ao grave problema que o mundo enfrenta, a Organização Mundial de Saúde divulgou orientações a respeito da importância de se fazer exercícios físicos em casa. Segundo as orientações do órgão internacional, a atividade física regular pode reduzir a alta pressão sanguínea, ajuda a controlar o peso, reduz o risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer. “Ela também melhora a força dos músculos e ossos, e aumenta o equilíbrio, a flexibilidade e o condicionamento físico”, completa o texto com orientações chamado “Be Active during COVID-19”.

2- Ajuda na saúde mental

Ainda no texto da OMS, a saúde mental é valorizada, já que a prática de atividades físicas regulares “pode reduzir o risco de depressão e declínio cognitivo, e atrasar o surgimento de demência – além de melhorar a sensação geral de bem estar”. Em entrevista à Agência Brasil, o personal trainer Guilherme Pereira destaca que a prática de exercícios em casa “vai ajudar bastante a diminuir esses fatores emocionais decorrentes do ócio, como ansiedade, irritabilidade e a insônia”. Em entrevista ao Correio 24 Horas, a psicóloga Jéssica Souza explica que manter-se ativo ajuda a compensar os problemas decorrentes do isolamento social. “Porque quando a gente pratica atividade física, o nosso corpo produz neurotransmissores que ajudam na sensação de bem estar e, inclusive, podem até diminuir a dor para pessoas que tem algum tipo de dor crônica”, explica.

3- Ajuda a aumentar a imunidade geral

Segundo o professor Richard J. Simpson, do Departamento de ciências nutricionais, pediatria e imunobiologia da Universidade do Arizona (EUA), cada turno de exercício físico com dinâmica cardiorrespiratória mobiliza instantaneamente a ação de bilhões de células autoimunes, especialmente as que ajudam no combate às células infectadas por vírus. “As células mobilizadas entram primeiramente no compartimento do sangue a partir de células vasculares periféricas, baço e medula óssea antes de serem transferidas para tecidos e órgãos linfoides, em especial os pulmões e o intestino, onde a defesa imunológica maior pode ser necessária. As células de imunidade que são mobilizadas com os exercícios são preparadas e ‘procurando por briga’. Sua frequente recirculação entre o sangue e tecidos serve para aumentar a vigilância imunológica, o que teoricamente nos deixa mais resistentes às infecções e melhor equipados para lidar com qualquer agente infeccioso que consiga se instalar”, explica o especialista em seu artigo.

7 coisas da vida moderna que prejudicam o cérebro

4- Ajuda no combate a síndromes respiratórias agudas graves

Segundo o professor de medicina cardiovascular Zhen Yan, da Universidade da Virgínia (EUA), a prática de exercícios físicos é importante para combater síndromes do desconforto respiratório agudo (nome dado a insuficiências respiratórias das mais variadas causas). Ainda que sua pesquisa não inclua especificamente a doença causada pelo coronavírus, ela aponta que a prática de exercícios físicos promove a formação de uma enzima antioxidante chamada EcSOD (extracellular superoxide dismutase), capaz de afastar ou amenizar o risco dessas doenças respiratórias que levam ao aumento de fluido e perda de oxigênio. “Se você se exercita regularmente, você terá mais EcSOD e maior habilidade de lidar com qualquer estressor”, aponta o pesquisador, indicando de que maneira a prática de atividade física pode ajudar a proteger pessoas que venham a contrair a COVID-19.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento