3 benefícios e 4 cuidados para treinar no inverno - CTE7
3 benefícios e 4 cuidados para treinar no inverno
Treino

3 benefícios e 4 cuidados para treinar no inverno

Você tem dificuldades de treinar no inverno? Embora o frio tenha dado as caras em algumas partes do país desde maio, é no final de junho que começa oficialmente a estação mais fria do ano, e com ela vem essa pergunta. O friozinho, aliado às férias escolares da criançada, pode trazer aquela preguiça de treinar. Sair de casa com aquele vento, vestir roupa de academia no fim de tarde já escuro, ou acordar cedo quando bate a vontade de ficar debaixo das cobertas podem ser atitudes corajosas. Mas é aí que podemos encontrar diversas vantagens e benefícios para quem consegue superar os obstáculos climáticos.

Em primeiro lugar, treinar no inverno é fundamental para manter a qualidade de vida ao longo do ano e evitar aquele desespero que muitos têm com a chegada do verão, ao ver que as roupas de praia e os shorts curtos ficaram mais apertados.

Então, quais os benefícios de treinar no inverno?

1- Gasta mais calorias

Quando fazemos atividades físicas, nosso corpo aumenta o consumo calórico e, como consequência, fica mais aquecido. Nos dias mais frios, nosso corpo vai precisar consumir ainda mais calorias para aumentar sua temperatura, o que exigirá ainda mais gasto de calorias. Por isso o período do inverno é ótimo para emagrecer ainda mais. Mas atenção: para que o saldo de calorias continue sendo vantajoso, vai ser preciso segurar aquela vontade de consumir doces que costuma aumentar durante o inverno!

2- Diminui o risco de desidratação

Muita gente ainda faz a associação errada entre o suor e o gasto calórico. Quando suamos nos dias quentes, não estamos gastando calorias, e sim a água presente no corpo, que é eliminada para resfriar e impedir o aumento excessivo da temperatura corporal. No entanto, se no verão é preciso beber muita água para conseguir repor o líquido perdido, no frio essa necessidade é reduzida, o que ajuda a evitar alguns riscos. É por isso que fica até mais confortável fazer atividades físicas quando o clima está mais ameno!

3- Combate a depressão e o mau-humor

Com menos tempo de sol durante o dia, é normal que algumas pessoas se sintam mais tristonhas e tenham mais tendência a perder o humor. Afinal, o sol ajuda muito na fabricação de serotonina, o famoso “hormônio da felicidade”. Mas sabe o que mais aumenta esse hormônio? Exatamente: atividade física! Por isso a importância de manter a prática nesse período!

Os cuidados mais importantes

Em caso de exercícios físicos ao ar livre ou em dias muito frios, existem alguns cuidados importantes:

1- Prefira roupas de material sintético, que não ficam muito molhadas de suor. Eles vão manter seu corpo mais aquecido do que o tecido de algodão molhado.

2- Aumente o aquecimento e alongamento. Com o frio, os músculos ficam mais contraídos e, portanto, correm mais riscos de lesão. Por isso é importante caprichar nesta etapa!

3- Se ficou frio demais, tente aproveitar os momentos de temperatura menos fria: o início da tarde, quando o sol está mais alto, pode ser péssimo no verão, mas pode facilitar o exercício nos meses mais frios! 4- Mantenha a hidratação e, se preciso, faça uso de soro fisiológico. No caso do inverno das regiões centro-oeste e sudeste do Brasil, que costuma ser muito seco, a respiração acelerada durante a atividade física pode ser prejudicada. Por isso é importante beber água e utilizar soro fisiológico no nariz para evitar efeitos negativos no corpo.

4- Mantenha a hidratação e, se preciso, faça uso de soro fisiológico. No caso do inverno das regiões centro-oeste e sudeste do Brasil, que costuma ser muito seco, a respiração acelerada durante a atividade física pode ser prejudicada. Por isso é importante beber água e utilizar soro fisiológico no nariz para evitar efeitos negativos no corpo.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento