19 pequenas atitudes para melhorar a sua saúde AGORA - CTE7
19 pequenas atitudes para melhorar a sua saúde AGORA
Bem-estar

19 pequenas atitudes para melhorar a sua saúde AGORA

Que tal melhorar a sua saúde? Não… não estamos falando em nada muito complexo, desta vez. Hoje, a ideia é mostrar que a qualidade de vida e a manutenção de uma vida saudável pode estar ligada a pequenas atitudes que, se mantidas no dia a dia, garantem muito mais proteção em relação às doenças e aos problemas que podem ocorrer com as pessoas ao longo da vida.

Muitas vezes, quando vemos pessoas que passam dos 100 anos, ou quando lemos notícias sobre o quanto se vive em algumas regiões, nos perguntamos se há um segredo para a longevidade e uma vida saudável. Mas o fato é que existem inúmeros fatores que contribuem para melhorar a sua saúde.

Decidimos listar 19 deles.

1- Conferir as vacinas na carteira

Se você acha que todas as vacinas que tomou na infância são o suficiente, está enganado! Saiba que, após os 20 anos, é importante renovar vacinas contra sarampo, tétano, caxumba, rubéola, febre amarela, entre outras! Mas você só vai conseguir controlar todas as vacinas se tiver sua carteira de vacinação em dia, e muita gente se esquece delas ou perde e não se preocupa. Procure a sua, vá ao posto de saúde mais rápido e informe-se! E aproveite para tomar aquelas vacinas oferecidas em determinadas temporadas, como a da gripe!

2- Subir de escada

Quer aumentar a queima de calorias ao longo do dia, estimular a circulação, melhorar a circulação e fortalecer as pernas? Uma boa ideia é trocar o elevador ou escada rolante pelas escadas comuns. Esta simples atitude no dia a dia pode ser uma grande mudança!

3- Marcar consulta (mesmo que demore)

Cuidar da saúde significa estar de olho em todas as partes do corpo. Muitas doenças são sorrateiras e chegam de fininho no nosso corpo, enquanto muitas pessoas sentem pequenas dores ou incômodos e se contentam com a automedicação. Mas o ideal é ir ao médico pelo menos uma vez por ano para fazer aquele check-up. A dica é: não se incomode com a demora, caso seu médico só tenha consulta para daqui a algum tempo. Muita gente usa isso como desculpa para não marcar, mas a verdade é que, se não é nada urgente, não há problema em deixar marcado e colocar aquele lembrete na agenda.

4- Fazer exame de sangue

Se você for ao médico, peça aquele exame de sangue básico para conferir se está tudo certo. Muitas vezes, podemos detectar uma oscilação nas triglicérides ou no índice de colesterol, e assim já nos atentamos à alimentação, por exemplo, antes que algum problema mais grave se inicie!

5- Procurar um psicólogo

Você já sabe que terapia não é “coisa de louco”, mas mesmo assim aposto que não procurou passar por consultas com psicólogos, certo? Acontece que investir na saúde mental não é necessidade apenas de quem enfrenta algum problema mais grave ou precisa vencer algum trauma. Especialmente nos dias de hoje, em que o mundo parece conspirar contra nossa saúde mental, a busca por autoconhecimento e motivações profundas pode te ajudar a elevar a sua qualidade de vida lá pra cima!

6- Procurar criadouros de mosquito no quintal

Será que você está seguindo aquelas orientações que dão na TV? Muitas vezes, um simples olhar mais cuidadoso nos espaços da sua casa pode encontrar pontos menos óbvios de proliferação dos mosquitos que transmitem doenças como dengue e zika. Valorize esse tipo de coisa para colaborar na luta contra essas doenças, que quando atacam uma pessoa podem ser fatais.

7- Lavar as mãos

Pessoas que higienizam as mãos com frequência ao longo do dia correm menos riscos de contrair viroses e doenças transmissíveis. Esfregar entre os dedos e dar atenção às unhas é outra coisa orientada pelos médicos. Reflita se você tem o hábito de lavar as mãos antes de comer, pegar bebês no colo, colocar as lentes de contato e preparar alimentos. Você também vai melhorar a sua saúde se começar a lavar as mãos após tocar em animais, espirrar ou tossir, pegar no lixo, ou manusear dinheiro.

8- Buscar alternativas ao açúcar

Cáries, obesidade, diabetes, colesterol alto, redução da memória, trombose, acne, miopia… a lista de males que o açúcar pode causar no corpo se consumido em excesso é enorme. Portanto, se você quer realmente melhorar a sua saúde, busque o máximo de formas de reduzir o consumo de açúcar! Como a troca deles pelos adoçantes pode não ser sempre uma boa ideia, busque as alternativas mais saudáveis e inclua o xilitol e o eritritol (adoçantes naturais) na dieta. E uma dica: acostumar-se com sucos mais azedos ou cafés e chás mais amargos é uma questão de tempo!

9- Beber um copo de água a mais

Consumir água regularmente é muito importante para a saúde do seu corpo. O ideal é ingerir cerca de 2 litros de água ou 9 copos por dia – embora haja variações conforme o calor e o tamanho do seu corpo – e para isso é importante ter sempre um copo ou garrafinha próximo. Se você ainda não tem esse hábito, procure beber um copo de água a mais por dia, além do que você está acostumado. Assim você vai aumentando gradativamente o consumo.

mulher sentada em uma academia segurando uma garrafa de água, em que não é possível ver o rosto dela

10- Ler o rótulo dos alimentos no mercado

Uma simples atitude pode contribuir muito para melhorar a sua saúde. Quando observamos todos os ingredientes descritos nos rótulos dos alimentos, nos damos conta de que aquele pão chamado integral tem farinha de trigo processada em quantidade maior, ou que aquele biscoito saboroso possui inúmeros conservantes que fazem mal. Começar a tomar esta simples atitude pode ajudar a melhorar a alimentação.

11- Abraçar mais as pessoas

Pode parecer estranho, mas os abraços presentes no dia a dia podem melhorar a sua saúde, e muito! Abraços aumentam a produção de oxitocina, o hormônio da felicidade, ajudam na redução da pressão arterial e do estresse, e ainda fortalece a comunicação entre as pessoas. Como nossos dias são cada vez mais difíceis, vale a pena tentar dar mais abraços!

12- Buscar alimentos locais e orgânicos

Com a facilidade de encontrar alimentos orgânicos e o custo cada vez mais baixo das frutas, verduras e legumes cultivados sem agrotóxicos, é possível inserir esses alimentos na dieta e assim garantir menos toxinas no corpo!

13- Meditar

Pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia indicaram que a meditação ajuda na produção dos hormônios que combatem o stress e a depressão. Um estudo conduzido pelo Wake Forest Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, mostrou que os níveis de ansiedade podem cair em 39% para quem medita. A boa notícia é que não é preciso ser um monge budista para fazer isso: basta encontrar uma prática que agrade e colocar na rotina, sem se cobrar.

14- Reduzir o consumo de remédio sem prescrição

Você é do tipo que sente aquela dor de cabeça e já corre para tomar um remédio? Ou sente algum incômodo e pergunta ao amigo o que ele tomou? Pois saiba que tomar remédio sem prescrição médica pode ser muito arriscado. Especialistas alertam que tomar medicamentos indiscriminadamente pode sobrecarregar o fígado e os rins ou promover reações alérgicas. Portanto, tome cuidado ao tomar medicamentos e evite exagerar doses sem a supervisão de um profissional.

15- Ter um pet

Você sabia que ter um cãozinho ou gato em casa pode ser benéfico? A convivência com animais e a troca de carinho pode ajudar a melhorar a sua saúde, pois a interação com eles e com pessoas ao redor que possuem animais pode ajudar a melhorar o seu convívio social. Além disso, a presença deles ajuda a proteger contra alergias (especialmente as crianças que crescem com eles), e funciona como combate ao estresse, depressão e criação de um senso de responsabilidade.

7 coisas da vida moderna que prejudicam o cérebro

16- Ter (mais) plantas em casa

Se você está se sentindo um pouco sem criatividade ou que sua casa está pouco convidativa, invista em plantas e flores. Elas limpam o ar, ajudam a manter a umidade na casa, equilibram os níveis de oxigênio e ajudam a combater o estresse. Pessoas com mais plantas em casa são mais saudáveis!

17- Remover a poeira

Sofás, tapetes espessos e bichos de pelúcia costumam acumular uma grande quantidade de poeira e ácaros. Rinite, asma, dermatite atópica e até mesmo conjuntivite estão entre as doenças que o excesso de ácaros e poeiras pode causar. Por isso, além de manter a casa arejada e limpa, é importante se dedicar a lavar tudo o que pode acumular esses bichinhos microscópicos. Trocar de travesseiro todo ano também é uma atitude importante e capaz de trazer ganhos para a saúde!

18- Rir mais

Com que frequência você dá risada? Você sorri para as pessoas nas ruas? Saiba que rir ativa a circulação sanguínea, melhora o sistema vascular, e assim ajuda a prevenir problemas no coração. Além disso, a risada aumenta a capacidade de absorção do oxigênio pelo pulmão, promove uma massagem gastrointestinal que melhora a digestão, e estimula músculos da face de forma a evitar a flacidez que forma rugas. Que tal assistir a mais comédias ou fazer mais piadas para melhorar a sua saúde?

19- Fazer sexo saudável

Ter uma vida sexual saudável é um fator muito importante para garantir qualidade de vida. Enquanto a frequência varia muito de acordo com a escolha de cada um, o fato é que a prática sexual ajuda o corpo a melhorar a circulação, promove a liberação de hormônios que combatem a dor, e eleva a autoestima. Pessoas que fazem sexo com frequência também tendem a aumentar a defesa imunológica, o que evita mais doenças. Entretanto, de nada adianta se a prática não for feita de forma segura, por isso nunca é demais lembrar a importância de usar preservativos.

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento