11 vantagens da Natação Infantil
Colocar as crianças para nadar pode ser uma das melhores coisas que os pais podem fazer pelos filhos. Afinal, a Natação Infantil traz inúmeras vantagens e benefícios, já que o esporte de baixo impacto ainda promove ajuda na socialização e na respiração dos pequenos… e ainda ensina desde cedo como não afundar na água, o que pode salvar a vida do seu filho!
A natação infantil remonta o século 19, quando a australiana Mak Gregory, primeira a perceber a ligação natural dos bebês com a água, criou um método para melhorar as percepções de sentidos e de motricidade das crianças por meio de brincadeiras. Confira as 11 vantagens de colocar seus filhos para dar braçadas na água:
11- Evita acidentes: no Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte de crianças de até 9 anos, sendo que a maioria dos casos ocorre em piscinas dentro de casa. Ensiná-las a nadar não redime os adultos de estarem atentos sempre, mas ajuda.
10- Melhora a capacidade cardiorrespiratória: os exercícios de respiração fortalecem o diafragma e ajudam a formar uma musculatura muito mais forte para a vida adulta.
9- Aumenta a confiança no corpo: praticar natação infantil contribui para que as crianças confiem mais nas suas capacidades corporais.
8- Aumenta o tônus muscular: sem os riscos dos impactos de outros esportes, a natação infantil beneficia a força muscular.
7- Combate os problemas do sedentarismo: sobrepeso, problemas respiratórios, obesidade e até mesmo diabetes têm se tornado problemas em crianças cada vez mais sedentárias, e a natação ajuda a acabar com todos eles.
6- Aumenta a coordenação motora: crianças que praticam natação aumentam – e muito – suas habilidades psicomotoras, coordenação motora bilateral e equilíbrio.
5- Melhora a sociabilidade: embora pareça um esporte solitário, a prática diária com outras crianças ajuda os tímidos a fazerem mais amigos e ainda contribui para relações familiares, segundo uma pesquisa de 2011 da FIEP Cabo Frio.
4- Aumenta a noção de espaço, tempo e ritmo: os pequenos que fazem natação infantil tendem a melhorar suas percepções de espaço ao terem que alcançar o final da piscina, por exemplo, e ainda compreendem melhor o ritmo de suas respirações e melhoram suas percepções de tempo, especialmente após utilizar os cronômetros que medem o avanço em suas velocidades na piscina!
3- Diverte: enquanto aulas de idiomas e outros cursos podem ser enfadonhos para os pequerruchos, uma aula de natação infantil permite que eles brinquem e se divirtam, de forma a ganharem mais saúde sem deixar de ser crianças!
2- Combate a bronquite: doença comum em muitos dos pequenos, a inflamação dos brônquios e das mucosas do pulmão pode ser combatida com a pressão da água sobre o abdômen, a respiração calculada e a consequente expansão dos pulmões. Tudo isso e mais inalação do vapor da água vai ajudando a reduzir as crises, chegando a até mesmo parar de vez com elas!
1- Combate o estresse: pode parecer incongruente, mas este problema do mundo moderno vem atingindo até mesmo a leveza das crianças. A natação infantil combate o estresse porque exige concentração na conciliação dos movimentos da respiração, o que reduz as tensões e ajuda a esquecer o acontecimento causador do estresse.