Treino

O COMBO BÁSICO do ganho de massa


Muitos praticantes de musculação ou outra atividade física ainda estão descontentes com seus resultados mesmo depois de anos de prática. Os motivos podem ser dos mais variados. Mas nesse artigo nós vamos nos concentrar em suplementação integrada para ganho de massa muscular (hipertrofia).

Quase todo mundo já se deu conta que o uso de suplementos alimentares para construir e modelar o corpo é extremamente importante. No entanto, poucas pessoas sabem suplementar adequadamente, até porque nem sempre todos conseguem todo o aporte nutricional através da alimentação, mesmo que saudável.

E menos pessoas ainda se deram conta da importância de combinar esses produtos para obterem resultados de verdade. Para você chegar onde quer é necessário consumir suplementos que se ajudam entre si, pois nenhum produto é completo o suficiente.

 Uma combinação extremamente eficiente é o uso de Whey Protein + BCAA + Glutamina

Por que Whey Protein? (Proteína do soro do leite)

É simplesmente o nutriente básico para a construção dos músculos. Sem proteínas seria impossível ganhar e manter o volume muscular. A razão principal dos praticantes deatividade física com pesos não obterem o ganho de massa magra desejado é a deficiência no consumo proteico em suas dietas. Quem pretende aumentar o volume muscular devem consumir no mínimo 2 a 3 gramas de proteína para cada Kg do seu peso. (Algumas pessoas consomem bem mais que isso, no entanto podemos considerar razoável manter esse consumo entre 2 a 3 gramas)

Digamos que você têm 70Kg. Neste caso, você precisaria comer no mínimo 140g de proteína por dia. Isso quer dizer 24 ovos ou quase 1kg de peito de frango apenas para chegar a essa quantidade. Sem mencionar os efeitos negativos de gorduras e colesterol que vocês estão colocando em seu corpo ao ingerir alimentos comuns em grande quantidade.

É por isso que o suplemento de proteína com alta qualidade é acima de tudo essencial e perfeitamente conveniente, pois possui quantidades praticamente nulas de gordura, colesterol e sódio.

Por que Glutamina?

A glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular. Esse nutriente é literalmente “arrancado” do músculo em períodos de treinamento com pesos, sendo que pode ocorrer perda de massa muscular decorrente do esgotamento de glutamina e baixa no sistema imunológico. Quando ocorre esse esgotamento, o músculo é o primeiro combustível a ser queimado pelo organismo, causando o tão temido catabolismo muscular. Justamente o resultado oposto que você procura. Daí a necessidade de suplementação com Glutamina.

Uma Ingestão adequada deste nutriente, além de prevenir o catabolismo, é capaz de captar água para o meio intracelular, estimulando a síntese proteica. Também aumenta a recuperação muscular prevenindo o temido overtraining (efeitos negativos associado com o excesso de treinamento).

Embora ainda não comprovado alguns estudos pareçam apontar que a suplementação com glutamina pode aumentar os níveis do hormônio do crescimento (GH), consequentemente sua massa muscular e a perda de gordura.

Por que BCAA?

É  um componente formado por 3 essenciais aminoácidos e que NÃO são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina. São chamados aminoácido de cadeia ramificada. O principal papel dos BCAA’s é na recuperação muscular. Todo treinamento com pesos gera micro lesões nas fibras musculares e é a partir da recuperação das mesmas que se promovem o aumento da massa magra.

Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. É exatamente ai que entra o BCAA evitando esse processo.

Os BCAA’s também estimulam a produção de insulina, que sendo um hormônio altamente anabólico serve de matéria-prima na construção dos músculos e oferece mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.

Por que os 3 juntos para ganho de massa magra?

A proteína é a base da construção muscular sendo requisitada em quantidades bem maiores do que em dietas comuns. A glutamina é um aminoácido indispensável que vai ser reposto corretamente propiciando maior eficiência na hipertrofia. O BCAA lhe dará mais três aminoácidos não produzidos naturalmente pelo corpo que evitará o processo catabólico auxiliando a recuperação do músculo e consequentemente fornecendo maior energia para os treinos!

Agora é possível entender bem a importância de uma suplementação integrada e completa. Cada produto tem um papel. Um elemento auxilia o outro e a combinação deles oferece poderosos resultados que farão seus treinos valerem a pena!

Fonte: http://www.portalemforma.com.br/