Treino

Ganhe massa muscular otimizando seu treino

Você deve saber que para ganhar massa muscular não é necessário apenas  uma alimentação equilibrada, é preciso que você tenha um treino adequado para provocar a hipertrofia. Se você observa que seu treino não está resultando em nenhuma alteração em  seu corpo, mude-o agora mesmo, mas antes de fazer  qualquer intervenção no seu treino solicite auxílio de um profissional especializado, pode ser na sua academia junto ao instrutor ou a um personal trainer (veja em nossa lista de busca – profissionais) a possibilidade desta  mudança. Para  resultados significativos,  é necessário treinar pesado e de forma intensa com o devido descanso, e caso queira modificar sua rotina e treinos, segue abaixo dicas para você ganhar massa muscular:

– Um dos exercícios mais recomendados para o aumento e ganhos de massa muscular é a realização de exercícios compostos, como desenvolvimento, terra, supino, legpress e agachamento em sua rotina de treino. Assim, você garante que está fortalecendo os músculos com menor tempo de exercício e com máximo de peso, no qual além de resultar em uma melhora física visível, faz com que seu treino se torne mais eficiente.

– É  muito importante a realização de descanso entre as séries de exercícios, no qual deve ser com duração de no máximo um minuto para que o músculo trabalhado tenha maior intensidade  quanto ao treino.

-Muitos chegam à academia pensando que são os mais fortes e pegam pesos que nem agüentam, ocasionando assim lesões. Por isso, faça suas atividades e exercícios apenas com cargas que você consegue agüentar.

– Concentre-se! Faça todos os exercícios e atividades de forma adequada e correta, ou melhor, sempre tenha a certeza de estar executando os movimentos corretamente, assim você irá garantir segurança e eficácia ao seu treino.

– Tente sempre estar na média de 6 a 12 repetições, fundamental para a pessoa que deseja ganhar massa muscular, sendo que a quantidade de repetições pode variar em relação à pessoa ou treino.

– Para sair da rotina de seu treino, é indicado que você faça repetições menores com quantidade de peso elevada, assim você fará com que os músculos trabalhados recebam estímulos distintos.

– Se esforce para fazer o máximo de repetições possíveis até a falha total, isto é, caso você não esteja sentindo mais nenhuma diferença ou mais resultados em um determinado grupo muscular, mude seu treino com várias repetições maiores, caso ainda não veja o resultado, aumente o peso. É indicado por especialistas, que sempre que você puder aumente a freqüência dos treinos, assim você deverá treinar cerca de cinco grupos musculares duas vezes por semana para alcançar novos resultados.

– Os especialistas sugerem diminuir a freqüência quando você treina duas vezes por semana o mesmo grupo muscular, pois treinando cerca de uma vez por semana e aumentando o peso, você poderá ter resultados melhores.

– Caso você não esteja sentindo resultados e mudanças, quanto a um grupo muscular ou apenas em um determinado músculo, realize um Dropsets.

– Uma técnica antiga é fazer Supersets, no qual é indicado realizar uma série sem descanso de peito e uma série de costas logo em seguida, sendo que este procedimento pode ser usado para bíceps e tríceps, tendo a finalidade de aumentar a intensidade do treino, além de tempo gasto na academia.

 

O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento médico ou de um profissional qualificado, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento. Se você acha que pode ou está tendo  uma emergência médica, ligue imediatamente para um especialista.

Fonte: Portal em Forma