Especialistas elegem as melhores dietas de 2014 - CTE7 | Itu - Centro de Treinamento e Esportes
Bem-estar

Especialistas elegem as melhores dietas de 2014

Dieta mediterrânea e DASH estão entre as premiadas desse ano, Dukan fica em último lugar

Para dar um empurrãozinho naqueles que prometeram emagrecer em 2014, a U.S. News & World Report, publicação norte-americana especializada em rankings, lançou a nova lista de melhores dietas do ano, avaliando 32 métodos de emagrecimento. O relatório foi publicado dia 07 de janeiro no site da revista.

Além da classificação geral, a publicação separa as premiações em várias categorias: melhordieta para perder peso; melhor dieta para o diabetes; melhor dieta para a saúde do coração; dieta mais econômica; dieta mais fácil de seguir; dieta para uma alimentação mais saudável; e melhor dieta baseada em vegetais.

A dieta DASH levou o primeiro lugar como melhor dieta para o diabetes e para uma alimentação mais saudável. Para a saúde do coração ganhou como melhor a dieta Ornish, uma abordagem de baixo teor de gordura semelhante à dieta DASH. A dieta mediterrânea – que enfatiza frutas, grãos, legumes, azeite e outros alimentos saudáveis – ficou em primeiro lugar para a melhor dieta baseada em vegetais.

Empatadas em último lugar na classificação geral, adieta paleolítica e a dieta Dukan são métodos que priorizam as proteínas na alimentação. Segundo os especialistas, essas dietas não pregam um estilo de vida saudável e não são fáceis de seguir nos dias atuais.

Para montar os rankings, a U.S. News & World Report convida especialistas reconhecidos nacionalmente nos segmentos de dieta, nutrição, obesidade, psicologia alimentar, diabetes e doenças cardíacas. Os profissionais avaliam cada dieta em sete categorias: como é fácil de seguir, a sua capacidade de levar a perda de peso em longo e curto prazo, sua integridade nutricional, sua segurança, seu potencial para a prevenção e controle do diabetes e doenças cardíacas. Eles também falam sobre aspectos de cada dieta que particularmente gostaram ou não.

Após essa avaliação, cada dieta recebe uma nota que vai de uma a cinco estrelas. Confira as melhores dietas em cada categoria e mais informações sobre as propostas de emagrecimento e alimentação saudável:

Melhores Dietas – classificação geral

1. Dieta DASH (4,1 estrelas): sigla para Dietary Approaches to Stop Hypertension, a DASH surgiu por conta de um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos, que avaliou o efeito da dieta sobre a pressão arterial. Essa dieta não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol, além de incentivar o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e derivados com baixo teor de gordura, e alimentos fontes de gordura monoinsaturada.

2. Dieta TLC (4 estrelas): criada pelo Health’s National Cholesterol Education Program, a dieta TLC (Therapeutic Lifestyle Changes) é endossada pela American Heart Association como um regime saudável para o coração, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A chave é cortar drasticamente as gorduras, particularmente a saturada. Isso, junto com o foco nas fibras, pode ajudar a controlar o colesterol alto até mesmo sem medicação.

Melhores dietas para perder peso

1. Weight Watchers (3,8 estrelas): a Weight Watchers atribui a cada alimento um valor de pontos, com base em suas quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, calorias e outros. Cada pessoa tem um número de pontos que pode consumir por dia, conforme sua meta de emagrecimento. A metodologia também é utilizada no Brasil pela dieta dos pontos DS, do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, que conta com auxílio de nutricionistas, reuniões online e também a versão para celular.

2. Jenny Craig, Biggest Loser e dieta Raw Food (3,5 estrelas): O plano Biggest Loser surgiu a partir do programa de TV com o mesmo nome (no Brasil, O Grande Perdedor ou Quem Perde Ganha) e prega refeições saudáveis regulares e muita atividade física. A dieta Jenny Craig é desenvolvida pela profissional que dá nome ao método, e seu diferencial são sessões semanais de acompanhamento com um consultor da clínica Jenny Craig, além de permitir o consumo de 1.200 a 2.300 calorias por dia. Por fim, a dieta Raw Food prega o consumo de frutas, legumes, nozes, sementes e ervas em seu estado natural, cruas.

Melhores dietas para o diabetes

1. Biggest Loser e dieta DASH (3,6 estrelas)

2. The Engine 2 Diet (3,5 estrelas): A dieta prioriza as plantas e grãos, equilibrando o consumo de gorduras, proteínas e fibras por meio desses alimentos. É basicamente uma dieta vegana. O triatleta Rip Esselstyn, autor do livro que dá nome à dieta, completa o programa com um plano de fitness e instruções sobre como ler os rótulos nutricionais.

Melhores dietas para o coração

1. Dieta Ornish (4,6 estrelas): o professor de medicina da Universidade da Califórnia (EUA) e autor da dieta, Dean Ornish, categoriza alimentos em cinco grupos, do menos saudável para o mais saudável. Atividades aeróbicas, treinamento de resistência e flexibilidade são as sugestões de exercício do autor. Para gerenciar o estresse (por muito tempo um elemento central de seu programa), você pode fazer meditação e yoga.

2. Dieta TLC (4,5 estrelas)                                          

Dietas mais econômicas

1. Weight Watchers (3,9 estrelas)
2. Dieta Jenny Craig (3,7 estrelas)

Melhores dietas para uma alimentação saudável

1. Dieta Dash (4,8 estrelas)
2. Dieta TLC (4,7 estrelas)              

Dietas mais fáceis de seguir

1. Weight Watchers (3,7 estrelas)
2. Dieta Jenny Craig (3,6 estrelas)              

Melhores dietas baseadas em vegetais

1. Dieta mediterrânea (3,9 estrelas): é baseada na alimentação dos países que formam a região do mediterrâneo, como Itália, Espanha, Grécia, Egito e Líbano. O cardápio mediterrâneo se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, oleaginosas, peixes, leite e derivados, vinho, azeite de oliva e temperos naturais. Além disso, a dieta mediterrânea é caracterizada por um baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces, alimentos ricos em gordura e açúcar.

2. Dieta Flexitariana: é a junção das palavras flexível e vegetariana. O foi cunhado em 2009, no livro The Flexitarian Diet: The Mostly Vegetarian Way to Lose Weight, Be Healthier, Prevent Disease, and Add Years to Your Life, da nutricionista Dawn Jackson Blatner. Ela afirma que você não precisa eliminar a carne completamente, e ainda sim colher os benefícios de saúde associados com o vegetarianismo. Segundo a dieta flexitariana, você pode comer carne às vezes, mas é vegetariano a maior parte do tempo.

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento