Emagrecer fazendo musculação: como queimar o máximo de calorias
Emagrecer fazendo musculação: como queimar o máximo de calorias
Treino

Emagrecer fazendo musculação: como queimar o máximo de calorias

Métodos de treinamento podem alavancar os gastos calóricos

Dados de 2015 mostram que no Brasil 46% da população (mais de 68 milhões de pessoas) está com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhões) são obesos. Esses dados são alarmantes e retratam como a população está sedentária e com maus hábitos alimentares.

Alguns anos atrás a divulgação de exercícios para perda de peso era baseada em programas de treinos aeróbios, mas com os estudos recentes e com anos de pesquisas, hoje já sabemos que os exercícios musculares provocam emagrecimento, e de maneira muito eficiente.

Perda de gordura corporal e aumento de massa magra

Perder peso não significa em muito casos perder gordura. É possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer. O bacana da musculação é que ela provoca a diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra, validando de maneira correta o ato de emagrecer.

Emagrecer é eliminar os excessos de gordura corporal, diminuindo seu percentual. Por isso, a musculação vem sendo adotada quando o objetivo é emagrecer por diversos fatores:

  • – A musculação é uma atividade de pouco impacto
  • – Quando bem executado os exercícios, ela é uma atividade segura para lesões
  • – Os treinos podem ser mais curtos.
Em alguns casos quando iniciamos os exercícios na musculação o peso corporal pode até aumentar, mas é explicado pelo aumento da massa muscular, e a densidade dos músculos é maior que as gordura do nosso corporal, mas com certeza com o tempo de prática na musculação o seu percentual de gordura reduzirá e a sua aparência será que emagreceu.

Queimando o máximo de calorias

Quando realizamos um treinamento físico temos gastos calóricos. Um deles é quando estamos praticando os exercícios e o outro quando estamos nos recuperando após o término da atividade.

Queimando o máximo de calorias

Quando realizamos um treinamento físico temos gastos calóricos. Um deles é quando estamos praticando os exercícios e o outro quando estamos nos recuperando após o término da atividade.

Na musculação, tanto o gasto calórico no ato é bem considerável quanto o gasto de energia e consumo de oxigênio para trazer o corpo recuperado. Isso provoca uma metabolização de gordura e aumento do metabolismo, tudo o que precisamos nos programas de emagrecimento.

Os diferentes métodos de treinamento na musculação provocam diminuição de gordura corporal quando o praticante tem uma alimentação controlada e alinhada com o programa de emagrecimento. Porém, os métodos em circuito provocam resultados mais expressivos para pessoas que querem perder peso.

Métodos de treinamento

Confira métodos de treino que provocam o aumento da massa muscular, o metabolismo e provoca uma recuperação com maior exigência. Todo esse processo irá demandar mais calorias para se recuperar totalmente:

  • – Intercalar exercícios aeróbios e musculares no mesmo treino faz com que a atividade tenha um gasto calórico maior, e a sua recuperação metabolize mais gordura
  • – Os métodos que mesclam exercícios musculares com exercícios de alta intensidade também são eficientes quando queremos emagrecer.

Gasto de calorias x tempo de treino

Nos métodos de treinamento descritos acima, os treinos onde intercalamos exercícios aeróbios e exercícios musculares, e nos métodos de treinamento com exercícios musculares alternados com exercícios de alta intensidade, temos uma gasto calórico aproximado de 400 calorias em 30 minutos, pois são treinos mais puxados e provocam uma recuperação que exige mais do organismo.

Dicas para você conseguir emagrecer com a musculação:

  • – Foque primeiro na execução correta dos exercícios
  • – Não exagere na carga, pois o objetivo agora é fazer um trabalho mais contínuo sem muitas pausas
  • – O intervalos entre as séries são reduzidos, descanse no máximo 30 segundos
  • – Faça exercícios que utilizem grupamentos musculares grandes, os exercícios multiarticulares são os mais indicados, pois trabalhando mais músculos o gasto calórico na atividade aumenta
  • – Intercale exercícios aeróbios de alta intensidade como correr por 2 a 3 minutos, remar ou pedalar com carga
  • – Procure um nutricionista para saber a alimentação correta, principalmente antes e após o seu treino, fará muita diferença nos resultados.

O importante para quem quer emagrecer é procurar um Profissional de Educação Física especialista em musculação para preparar o corpo, articulações, músculos e resistência para conseguir realizar os treinos intervalados com mais conforto e aproveitar ao máximo seus benefícios.

Bons treinos!


EDUCAÇÃO FÍSICA – CREF 51670/SP

ESPECIALISTA MINHA VIDA

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento