Dieta metabólica funciona? - CTE7 | Itu - Centro de Treinamento e Esportes
Bem-estar

Dieta metabólica funciona?

O metabolismo pode ser definido como a forma com que o organismo converte calorias em energia para realizar funções vitais como batimento cardíaco e funções do Sistema Nervoso Central. Quanto mais acelerado for o metabolismo maior será a queima de calorias e consequentemente menor será o acúmulo de gorduras.

Imagine que o nosso corpo é como um carro flex, que funciona com dois tipos de combustíveis. Um deles é a gordura armazenada, de onde o organismo tira a maior parte da energia para manter o corpo funcionando, mesmo em completa imobilidade.

Porém, quando o consumo dos carboidratos refinados – basicamente açúcar branco, farinha de trigo e seus derivados – extrapola o limite, uma quantidade absurda de açúcar fica dando sopa na corrente sanguínea. E, claro, acaba servindo de matéria-prima na geração de energia ao invés daquela gordura já acumulada no corpo.

“Como consequência, o hormônio responsável por regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue, a insulina, também sobe. Aí, é como se o nosso metabolismo desligasse a chave de queima de gordura e parasse instantaneamente de usar as reservas para as atividades relacionadas à nossa sobrevivência”, explica Cristiano Merheb, médico nutrólogo especialista em emagrecimento.

Em conjunto com o pai, Alexandre Merheb, também nutrólogo, ele orientou a reeducação alimentar da participante do programa da GNT, Alessandra Diniz, que enxugou 9 kg em dez semanas! Tudo isso graças aos princípios da dieta da chave metabólica.

COMO FUNCIONA

Outro ponto forte da dieta é seu mecanismo inteligente. A etapa de queima de gordura, relacionada ao consumo baixíssimo de carboidratos, termina em 10 dias, suficiente para regular o mecanismo de produção de insulina de que falamos anteriormente.

Depois, o especialista aconselha que se introduzam alguns carboidratos de índice glicêmico menor, por 20 dias. Isso evita recaídas nessa etapa do regime, afinal, submeter o corpo a um período longo sem carboidratos poderia deixá-la muito vulnerável aos ataques de ansiedade e aos, digamos, efeitos colaterais da dieta, como o mau humor e a falta de disposição. Depois dos 20 dias, se o objetivo de perda de pesonão for atingido, reinicia-se o ciclo.

Para uma perda de peso significativa e rápida, deve haver uma intervenção radical nesse mecanismo. Na dieta da chave metabólica o segredo é passar pelo menos dez dias consumindo poucos carboidratos, para tentar reverter esse processo de resistência ao hormônio.

Ataque às gordurinhas

Segundo o especialista, a recompensa pelo esforço feito nesses dez dias iniciais não demora a aparecer. E não apenas na balança. “Na dieta da chave metabólica, o que fazemos é reorientar o funcionamento do organismo, de modo que ele volte a usar apenas a gordura como combustível. Assim, a perda de peso ocorre muito mais facilmente e pode ser percebida não apenas pelos quilos que se vão, mas também na redução de medidas”, garante.

Em outras palavras, você consegue não só afinar como também detonar as gorduras localizadas. De quebra, como o cardápio é rico em proteínas, que demoram muito mais tempo para serem digeridas e metabolizadas pelo organismo, a sensação de saciedade é prolongada, evitando compulsões. Afinal, ninguém merece passar fome, nem quando está de regime!

O Cardápio

ETAPA 01

Nesses 10 primeiros dias você deve consumir:

  • Farelo de Aveia – 50g por dia;
  • Iogurte Desnatado – 1 pote por dia;
  • Frutas – máximo de 1 por dia;
  • Frutas secas como damasco, ameixa preta e uva passas – máximo de 4 por dia;
  • Castanhas do pará, de caju e amêndoas – máximo de 4 de cada por dia;
  • Queijo Cottage, Ricota sem sal, mussarela de búfala e tofu – máximo 2 fatias por dia;
  • Gelatina Diet (observe na embalagem as que não contém maltodextrina);
  • Leite Desnatado – 1 copo por dia;
  • Vegetais e verduras;
  • Azeite de Oliva todos os dias – 1 colher por dia;
  • Quinoa em flocos (excelente fonte de aminoáciados, proteínas e vitaminas) – 2 colheres por dia;
  • Pão integral – máximo 1 fatia por dia e somente de manhã;
  • Peito de Peru – 2 fatias por dia;
  • Proteínas magras como ovos, frango, carnes vermelhas, carne moída, peixes – no almoço e no jantar;
  • Você pode tomar um shake feito com leite desnatado, proteína isolada de soja com sucos natural ou frutas;
  • Pode tomar whey protein isolada e albumina.

A dica é anotar esses alimentos na porta da sua cozinha e deixar também na sua bolsa e já comprá-los, deixando somente esses na sua despensa e geladeira. Assim você evita ataques à outros alimentos proibidos e sempre consulta quando estiver com dúvidas, já que fará essa primeira etapa nos primeiros 10 dias.

0

ETAPA 2

Reposição dos carboidratos e manutenção das curvas

Incluir no café da manhã:

  • 2 fatias de pão integral light ou
  • 3 torradas integrais ou
  • 4 fatias de pão sueco ou
  • 3 col. (sopa) de granola ou
  • 2 col. (sopa) de farelo de aveia, quinoa ou linhaça ou
  • 1 pão francês integral sem miolo

Incluir no almoço:

  • 3 col. (sopa) de arroz integral, ou 7 cereais, ou quinoa ou
  • 2 pegadores de macarrão integral ou
  • 2 batatas médias assadas ou cozidas

Incluir no lanche da tarde:

  • 1 fatia de pão integral ou
  • 2 torradas integrais ou
  • 2 col. (sopa) de granola ou
  • 1 col. (sopa) de farelo de aveia, flocos de quinoa ou linhaça

Todas as células do corpo conseguem sobreviver com a energia proveniente da quebra de gordura, exceto as do cérebro, que só reconhecem a glicose gerada a partir dos carboidratos. Por isso, não prolongue a dieta com baixo teor desse nutriente. Seu humor tende a ficar péssimo e você, mais suscetível a sofrer de uma possível depressão!

IMPORTANTE: Durante toda a dieta e após ela também, beba pelo menos 2 litros de água por dia e pratique atividades físicas para que seu corpo mantenha seu metabolismo a todo vapor. Você vai anotar a diferença.

DICAS PARA MANTER A DIETA

Veja algumas dicas do expert Cristiano Merheb para persistir na dieta, principalmente durante o período mais crítico que compreende os dez dias iniciais…

Observe seu corpo e não foque apenas na balança. Afinal, o grande impacto aparece nas medidas. Outra maneira de testar os resultados da sua dieta, para usá-los a seu favor, é observar como algumas peças que antigamente estavam apertadas vão entrar sem sacriício.

Com uma dieta pobre em carboidratos, além da perda de gordura, haverá também uma diminuição da retenção de água e de sódio. Com isso, o corpo vai afinar naturalmente.

Comemore cada passo dado. Você pode se dar um presente, uma viagem ou um programa especial com as pessoas que mais gosta. Se não tem outras amigas envolvidas em um programa de reeducação alimentarcomo o seu, tente encontrar grupos pela internet. Trocar experiências com outras pessoas que compartilham o mesmo objetivo que você vai ajudar – e muito!

Lembre-se de que toda a disciplina que está adotando nesse momento não terá de ser levada a ferro e fogo para sempre. Depois que atingir os seus objetivos de perda de peso, algumas concessões poderão ser feitas, desde que você não exagere na dose ereeducação alimentar é sempre a melhor opção para manter o peso de maneira saudável.

Por fim, lembre-se: seu esforço é proporcional às suas conquistas, ou seja, 50% de dedicação é 50% de resultados – 100% de dedicação, 100% de garantia de que seu objetivo será alcançado e a vitória é certa.

Fonte: Portal em Forma

Whatsapp
Precisa de ajuda? Atendimento por WhatsApp

Atendimento de segunda a sexta
das 7h as 22h.

Clique para iniciar o atendimento