Treino

Confira os melhores exercícios para aumentar o bumbum

bumbumSaiba quais as atividades mais indicadas para quem quer aumentar a região

Quem tem o bumbum pequeno tem os exercícios como grandes aliados para aumentar a região. Para aumentar o bumbum, principalmente para quem sente que esta região está caída ou de formato achatado, é importante trabalhar o músculo do glúteo máximo, o maior do bumbum. Para conseguir o aumento do glúteo máximo é preciso investir na musculação. “Nesta modalidade uma das adaptações do treinamento é justamente a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento do tamanho dos músculos que além de influenciar na melhora da força também têm um impacto estético bem significativo. Um programa de treinamento com um cardápio generoso de exercícios para o treinamento da força dos glúteos é uma excelente opção para quem quer dar uma empinadinha no bumbum”, diz o educador físico Níkolas Chaves.

No entanto, se você busca uma mudança muito específica no bumbum, saiba que não é possível apontar atividades que vão agir rigorosamente da maneira que a pessoa quer. “Afinal, temos três músculos no bumbum, o glúteo mínimo, o médio e o máximo, e todos os exercícios agem um pouco em cada um desses músculos, de modo que não é possível assegurar que realizar mais um ou outro exercício vai trazer algum impacto estético diferente”, explica o educador físico Givanildo Matias.

O educador físico Níkolas Chaves aponta os melhores exercícios para quem quer aumentar o bumbum. Confira.

Glúteo três apoios com borracha e joelhos flexionados

Os exercícios de três apoios são ótimos para obter um bom resultado estético no bumbum. “O músculo glúteo máximo é o ator principal do movimento de extensão de quadril. Com a praticante em três apoios o exercício é realizado de forma unilateral. Existe a possibilidade de escolha de diferentes implementos para serem utilizados”, diz o educador físico Níkolas Chaves.

Ao fazer o glúteo três apoios com borracha e joelhos flexionados, quanto mais a praticante estender o quadril, maior será a intensidade oferecida pela borracha na posição final. Da mesma forma, quando a borracha não estiver esticada, próximo da posição inicial, a intensidade do exercício será menor. Este implemento é uma boa opção para quem viaja muito e não quer quebrar a sequência dos treinos, pois pode ser transportado na bolsa diferentemente das caneleiras. Manter os joelhos flexionados durante a execução garante um poderoso acionamento dos músculos do bumbum.

Aprenda a fazer o glúteo três apoios com caneleira e com os joelhos flexionados - Foto: Níkolas Chaves

Glúteo três apoios com caneleira e com os joelhos flexionados

Neste exercício clássico para o treinamento da força do bumbum, uma boa dica é tentar realizar o movimento em uma amplitude onde o músculo do bumbum nunca descanse totalmente. Por isso, para fazer uma série intensa, não desça totalmente a coxa. O glúteo três apoios cruzado é uma forma alternativa de executar este exercício, muito comum nas academias, que consiste em combinar o movimento de extensão com a rotação externa do quadril. Essa é uma boa opção para variar o exercício e fazer com que o recrutamento do músculo do bumbum seja modificado.

Aprenda a fazer o glúteo 3 apoios com caneleira e com os joelhos estendidos - Foto: Níkolas Chaves

Glúteo 3 apoios com caneleira e com os joelhos estendidos

O glúteo 3 apoios com caneleira e com os joelhos estendidos é outra boa opção para desenvolver a musculatura do bumbum. “Quando a aluna faz a extensão de quadril com os joelhos estendidos, os músculos posteriores da coxa aumentam a sua participação na tarefa o que não quer dizer que o exercício não seja um excelente meio para o treinamento do bumbum”, conta Chaves. Fazer o exercício sobre um banco proporciona uma condição favorável para que a execução seja feita com maiores amplitudes de movimento quando comparada com a execução no solo.

Aprenda a fazer a subida no banco - Foto: Níkolas Chaves

Subida no banco

Realizar exercícios com o peso do corpo tem um aspecto positivo que é a praticidade. “Um bom exercício para desenvolver o bumbum utilizando o peso do corpo é a subida no banco. Como pode ser visto na imagem, na posição inicial a praticante coloca os pés sobre um banco e realiza a subida com a ação dos músculos do bumbum e da coxa”, explica Chaves. Com o tempo de prática e com o aumento da força é provável que seja necessário adicionar mais peso para que a força continue melhorando.

Aprenda a fazer o agachamento com borracha  - Foto: Níkola Chaves

Agachamento com borracha

Quem quer aumentar o tamanho do bumbum não pode deixar de fazer o exercício de agachamento. “Além de auxiliar na hipertrofia do bumbum também ajuda na conquista de coxas bem firmes. O agachamento pode ser feito com o peso do corpo ou utilizando diferentes implementos”, diz Chaves.

No agachamento com borracha, como pode ser visto na imagem na posição inicial, a praticante segura uma das extremidades da borracha com as mãos e pisa sobre a outra. O movimento de extensão de quadris e de joelhos acontece simultaneamente até a posição final. Os músculos do bumbum são bem exigidos durante este exercício.

Aprenda a fazer o agachamento com barra - Foto: Níkola Chaves

Agachamento com barra

Este exercício tem alto nível de exigência da musculatura do bumbum e das coxas. O praticante deve ter um nível mais avançado na musculação para realizar este exercício. A execução com o tronco mais inclinado na posição inicial como no exemplo da imagem, favorece o recrutamento dos músculos do glúteo em detrimento do músculos das coxas. Entretanto, deve-se ter cuidado, pois esta forma de execução também aumenta a carga mecânica sobre as vértebras da coluna.

Aprenda a fazer o avanço com barra e avanço com halteres - Foto: Níkolas Chaves

Avanço com barra e avanço com halteres

No avanço com a barra sobre os ombros o aluno dá um passo à frente e retorna para a posição inicial. Uma boa variação do avanço com a barra é a utilização de halteres para a execução do exercício. “O uso dos halteres para realizar o avanço é bem comum nas academias devido à praticidade. Basta pegar os pesos e realizar a passada à frente e retornar à posição inicial. A vantagem do avanço com halteres comparado ao avanço com barra é um menor desconforto na região da cintura escapular”, destaca Chaves.

Aprenda a fazer o abdutor máquina de diferentes formas - Foto: Níkolas Chaves

Abdutor

Neste tradicional exercício de musculação, a posição dos pés faz com que o recrutamento dos músculos abdutores seja diferente nas três formas de execução, como demonstrado na foto.

À esquerda a praticante coloca seus pés mais superiormente, fazendo com que o ângulo de flexão de joelhos fique mais agudo e com isso diminua a participação do músculo tensor da fáscia lata e aumente a exigência dos músculos glúteo médio e mínimo. “O reforço dos músculos glúteo mínimo e glúteo médio são sempre bem-vindos uma vez que estes músculos abdutores do quadril são muito importantes para estabilizar a pelve durante a marcha, o trote e em alguns exercício de musculação como o agachamento”, observa Chaves.

Na imagem do meio a praticante posiciona os pés mais pra baixo e com isso o ângulo dos joelhos fica mais obtuso. Com isso o músculo tensor da fáscia lata tende a ter uma ativação aumentada em relação a primeira forma de execução.
Na parte direita da imagem, a praticante flexiona seu quadril alterando o comprimento das fibras dos músculos abdutores fazendo que o recrutamento também seja diferente das duas outras formas de execução. O exercício abdutor é um aliado para reduzir o culote.

Saiba como fazer a abdução de quadril com borracha - Foto: Níkolas Chaves

Abdução de quadril com borracha

Outro bom exercício para o fortalecimento dos músculos abdutores é a abdução de quadril unilateral com a borracha. Neste caso a maior tensão exercida nos músculos acontece na posição final onde os músculos tem uma menor capacidade de produzir força. Pode ser uma boa estratégia para desenvolver a força.

Saiba como fazer a elevação da pelve unilateral  - Foto: Níkolas Chaves

Elevação da pelve unilateral

A elevação da pelve unilateral consiste no movimento de extensão de quadril com a barriga voltada para cima. O músculo do bumbum é o principal responsável em elevar a pelve e freia-la até o retorno à posição inicial. Este exercício é muito prático e simples e pode ser feito em casa.

Aprenda a fazer o glúteo coice na máquina  - Foto: Níkolas Chaves

Glúteo coice na máquina

Este exercício é excelente para o músculo glúteo máximo. Além de desenvolver o bumbum, ele também fortalece as coxas. A máquina oferece um apoio na região abdominal o que é legal para ajudar na estabilização da coluna lombar durante a execução do exercício tornando a sua prática mais segura.

Aprenda a fazer o glúteo na máquina - Foto: Níkolas Chaves

Glúteo na máquina

Poderoso exercício que serve como meio de treinamento para desenvolver a musculatura do glúteo máximo. Os músculos posteriores da coxa também são bem solicitados neste exercício.

Aprenda a fazer o stiff - Foto: Níkolas Chaves

Stiff

O Stiff é um exercício de musculação que serve como uma boa opção para quem quer desenvolver o bumbum. A parte de trás da coxa também é bem exigida nesta atividade. Para fazê-lo sem riscos é importante que o praticante tenha um ritmo lombo-pélvico normal. Esse aspecto deve ser tratado em avaliações físicas feitas por profissionais.

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/