Bem-estar

Benefícios da atividade física: o bem estar durante a gravidez

Engana-se quem pensa que gravidez requer repouso total. Essa recomendação é aplicada somente para gestações de alto risco, caso contrário, praticar atividades físicas durante esse período, pode ser benéfico tanto para as mamães quanto para o bebê, e consequentemente para o corpo.
No entanto, os exercícios físicos podem ser realizados apenas após o terceiro mês de gestação, isso porque para os primeiros meses a probabilidade de aborto espontâneo é maior, sendo necessário um cuidado extra nessa fase. Entretanto, após o período estabelecido as práticas podem ser iniciadas de acordo com as orientações do ginecologista obstetra responsável.

gravidez-bemestar-saúde-academia-cte7

Para mulheres que não tinham costume de praticar exercícios físicos, é importante que o início das atividades seja de maneira cautelosa, respeitando seus limites. As atividades físicas, independente da fase, devem seguir algumas restrições como:

  • Fazer repouso de 20 min entre cada série;

  • Verificar sempre os batimentos cardíacos, não podendo ultrapassar de 140 por minuto;

  • Se hidratar constantemente;

  • Estar atenta a qualquer sintoma diferente no corpo;

  • Para as atividades aquáticas como natação e hidroginástica, verifique a temperatura da água, não ultrapassando de 30 graus.

Para todas as práticas físicas é importante deixar seu ginecologista avisado para que assim,  o acompanhamento seja mais criterioso e recomendável de acordo com seus limites.

4 exercícios para praticar durante a gestação

gravidez-atividadefisica-saúde-academia-cte7

Devido às alterações emocionais durante a gestação, é natural que a mulher fique mais emotiva e propensa ao estresse, por conta das alterações hormonais. Com o fato dos exercícios físicos elevarem a produção de endorfinas – substância que dão sensação de bem-estar –, as atividades são indicadas para que as futuras mamães fiquem mais relaxadas e achem uma maneira de colocar seus hormônios para fora.
Veja quatro exercícios físicos mais praticados durante a fase gestacional:

  1. Alongamento: para algumas pessoas o alongamento não passa muita credibilidade por parecer uma atividade simples. Porém, eles são ótimos para o alívio de dores nas costas, além de aumentar a circulação sanguínea. Ele ainda diminui o inchaço nas pernas, ajuda na prisão de ventre e a alivia os gases que são comuns durante a gravidez.
  2. Hidroginástica: práticas realizadas dentro da água são saudáveis para a gestante, pois dão a sensação de relaxamento, reduzem o peso e evita problemas de lesões e quedas. A hidroginástica ajuda a diminuir inchaços, dores lombares, fortalecimento do abdômen e no músculo do períneo, o qual ajuda no trabalho de parto.
  3. Ioga: além da conexão com a parte interna que a ioga proporciona, o método ajuda também na postura, no alongamento e tonificação dos músculos, flexibilidade corporal, relaxa as articulações e ativam a circulação.
  4. Musculação: a modalidade está liberada para as gestantes principalmente para aquelas que já exerciam anteriormente. Sendo excelente para fortalecer e tonificar os músculos mais afetados pela gestação: pernas e costas. Ajuda ainda no controle de peso, evita a formação de varizes e aumenta a resistência cardiorrespiratória.

Apesar dos benefícios causados pelas práticas esportivas serem grandes, é importante que seja iniciado apenas com autorização do médico responsável. Nesse período, é imprescindível seguir as recomendações médicas e também todos os cuidados estabelecidos para a sua segurança e a do bebê.

Fonte: Blog do Bem Estar