Saúde

Alie musculação à corrida e colha os benefícios

Ela melhora a agilidade do corredor e previne as lesões comuns do esporte

POR CAROLINA SERPEJANTE

fitness-957115_1920

Que a corrida é um esporte mais do que indicado para manter o corpo saudável todo mundo sabe. Entretanto, existem complicações muito comuns do esporte, como lesões e dores lombares, que podem atrapalhar o desempenho e prejudicar o corredor. Para evitar esses males e garantir 100% de aproveitamento na corrida, os especialistas recomendam a prática da musculação.

É muito importante ressaltar que o treino de musculação para quem pratica corrida é diferente dos exercícios para quem quer ganhar mais massa muscular, por exemplo. “Se a musculação tiver como objetivo a hipertrofia, não ajudará em nada o individuo na corrida, podendo inclusive atrapalhar”, explica o personal trainer Thiago Moretti. Além da prevenção de lesões, a musculação pode trazer diversos outros benefícios ao corredor:

Articulações fortalecidas

articulações - foto Getty Images

 

A musculação vai proporcionar ao corpo a resistência que precisa, evitando estiramentos e diminuindo rupturas musculares mais graves. “Os impactos nas articulações gerados pela corrida, principalmente dos quadris e joelhos, são minimizados com uma musculatura mais forte”, aponta o personal trainer Thiago Moretti.

Evita lesões

lesões - foto Getty Images

Os exercícios com peso vão fortalecer musculatura, articulações, ligamentos e a massa óssea do corredor. “Focando a atividade de musculação nos membros inferiores – que são os mais atingidos na corrida – a chance do corredor sofrer uma lesão é mínima”, diz o fisiologista Raul Santo, da Unifesp.

Ameniza as dores

corrida - Foto Getty Images

“O fortalecimento que a musculação proporciona pode ajudar o corredor a evitar dores típicas do esporte, como as dores lombares e nas pernas”, conta o fisiologista Raul Santo.

Resistência física

resistência - foto Getty Images

Os especialistas afirmam que a musculação pode ajudar na resistência física do corredor apenas se o treino for direcionado para esse tipo de atleta. “Indivíduos que fazem levantamentos pesados, com a intenção de ganhar massa e não resistência, acabam tendo o efeito contrário”, afirma o personal Thiago Moretti. Segundo ele, um corredor precisa ser rápido, forte e ágil, e para que ele consiga atingir esse objetivo precisa de estímulos diferentes e bem periodizados.

Estabilidade e postura

postura - foto Getty Images

A musculação trabalha a coordenação motora, a flexibilidade e a postura do atleta. Porém, como já foi dito, é preciso fazer os exercícios corretos. “Associar o treinamento de resistência com a corrida ajuda na estabilidade do atleta, pois trará melhora no movimento para superação de obstáculos da atividade”, afirma o personal Thiago Moretti.

Potência e agilidade

corrida - Foto Getty Images

O treino de musculação específico para corrida ajuda o corredor a ganhar mais potência e a agilidade, ajudando a ganhar velocidade e melhorando o desempenho em subidas ou sprints ? provas curtas de grande arranque.

“O corredor deve incluir na musculação treinos de força, explosão e resistência, com uma boa periodização. O ideal é sempre procurar um profissional para obter auxílio”, afirma o personal trainer Thiago Moretti.

Energia

Energia - foto Getty Images

Aliar musculação a corrida, além de tudo, renderá mais energia ao corredor, que poderá evoluir com mais facilidade, conseguindo fazer provas de longa duração e maratonas. “Mas é importante que o atleta também treine intensamente a sua modalidade, pois fazer somente a musculação, mas não treinar a corrida não ajudará na evolução do exercício”, conta o fisiologista Raul Santo.