Treino

5 dicas para se exercitar no trabalho

Deixe o sedentarismo de lado e veja nossas dicas para se exercitar no trabalho!

trabalho_atividade-academia-cte7

Trabalhar o dia inteiro, principalmente sentado e em frente ao computador, é a realidade da maior parte da população atual. No entanto, sabemos que esta rotina de ficar várias horas sentado não é nada saudável para o corpo e chega a ser prejudicial.

Pensando na saúde de seus funcionários, muitas empresas já adotam a ginástica laboral durante o expediente. A idéia de praticar exercício físico no trabalho vem do Projeto de Lei 6213/2005, que institui a ginástica laboral como prática obrigatória em todas as empresas que desenvolvam atividades que gerem esforço físico repetitivo.

MaisEquilíbrio listou algumas dicas de exercícios simples e eficientes para a saúde, que podem e devem ser feitos durante o expediente. Deixe o sedentarismo de lado e comece já a se exercitar no trabalho!

1. Prefira a escada

Use sempre escadas ao invés do elevador. Se tem uma reunião em outro andar ou precisa fazer algo no andar de cima utilize sempre a escadaria. É uma forma de fazer um exercício cardiovascular, além de ser benéfico para a coluna e pernas.

2. Toda hora é hora

No coffee break, aproveite para fazer alongamentos de braços, pernas e coluna. Alongamentos são fundamentais para aliviar tensões musculares do dia a dia, além de ser tratamento preventivo para dores crônicas na coluna.

3. Levante-se!

Aproveite os momentos em pé e faça exercícios. Um exemplo é ficar na ponta dos pés enquanto espera para fazer cópias ou impressões.

4. Nada de preguiça

Procure levantar a cada uma hora para andar. Vá até o banheiro, beba uma água, vá falar pessoalmente com um colega ao invés de mandar e-mail, ou também fique de pé quando falar ao telefone.

5. Só 15 minutinhos

Quinze minutos por dia de alongamentos ou pequenos exercícios são mais do que suficientes para sentir uma melhora na saúde. Então, faça dessas atitudes saudáveis um hábito e logo verá resultados eficientes, tanto na sua saúde quanto no seu corpo!

Por Lívia Duarte